SIBS regista mais 8,3 milhões de euros movimentados na Rede MULTIBANCO com cartões estrangeiros devido à final da Liga dos Campeões

| Economia
Porto Canal / Agências

As transações por Multibanco com cartões estrangeiros aumentaram 22% entre quinta-feira e domingo, relativamente a idêntico período de 2013, o que corresponde a um aumento de gastos de 8,3 milhões de euros por estrangeiros, foi hoje divulgado.

De acordo com um comunicado da SIBS, nestes quatro dias as transações realizadas na Rede MULTIBANCO com cartões estrangeiros registaram um acréscimo de gastos de 8,3 milhões de euros, face a idêntico período do ano passado, o que corresponde a um crescimento de 22%.

O acréscimo verificado corresponde a 2,6 milhões de euros de levantamentos em Caixas Automáticos (CA) e a 5,7 milhões de euros de compras em Terminais de Pagamentos Automáticos (TPA).

Espanha foi o país de origem que registou o maior acréscimo percentual do valor despendido (mais 86%), embora represente apenas 18% do aumento total do valor transacionado.

A restauração e a hotelaria foi o setor mais beneficiado, com um aumento de 37% face ao período em comparação.

O distrito de Lisboa foi o mais beneficiado com este acréscimo de gastos, tendo absorvido 77% do total, a que corresponde um crescimento de 48% face a idêntico período de 2013.

De acordo com a informação da SIBS, as transações realizadas com cartões nacionais também registaram, nos mesmos quatro dias, um aumento de valor na ordem dos 9 milhões de euros, o que equivale a um crescimento de 1,5%.

A SIBS associa o aumento dos movimento na rede de Multibanco à Final da Liga dos Campeões, que se realizou no sábado em Lisboa, mas adverte que a informação recolhida e divulgada "não permite inferir, com o rigor necessário, o impacto total no consumo originado pela final europeia", porque muitas deslocações e alojamentos abrangidas por pacotes turísticos foram pagos na origem e algumas transações foram pagas em numerário trazido dos países de origem.

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alteraçõoes nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.