Vinte e quatro concelhos em risco "máximo" de incêndio

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 25 jun (Lusa) -- Vinte e quatro concelhos dos distritos de Faro, Santarém, Castelo Branco, Guarda, Viseu, Porto e Aveiro estão hoje sob risco "máximo" de incêndio, segundo informação disponível às 07:15 no site do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA dá conta de 24 concelhos com risco "máximo" de incêndio, um no distrito de Faro, dois em Santarém, quatro em Castelo Branco, cinco na Guarda, oito em Viseu, dois em Aveiro e três no Porto.

De acordo com o IPMA, há também vários concelhos de quase todo o país em risco "alto e "muito alto" de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre "reduzido" e "máximo".

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 de cada dia da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.

Na segunda-feira, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) colocou em alerta amarelo todos os distritos de Portugal Continental, devido ao risco elevado de incêndio provocado pelo tempo quente e seco.

Num comunicado, a Proteção Civil adianta que o alerta amarelo foi acionado às 14:00 de segunda-feira e prolonga-se até às 23:59 de quarta-feira.

Segundo a ANPC, o alerta amarelo, segundo nível menos grave de uma escala de quatro, foi acionado, tendo em conta as previsões meteorológicas de tempo quente e seco, o que impõe as medidas preventivas necessárias para diminuir o risco de incêndio.

O alerta amarelo pressupõe o reforço da monitorização e a intensificação, por parte do dispositivo de combate a incêndios florestais, de ações preparatórias com vista ao aumento do grau de prontidão, refere a nota da ANPC.

DD // PMC

Lusa/Fim

+ notícias: País

Devolução das propinas requerida por mais de 110 mil jovens

Mais de 100 mil jovens pediram a devolução do valor das propinas, a dois meses do final do prazo, que termina em 31 de maio, e numa altura em que alguns emigrantes enfrentam dificuldades para submeter o pedido.

McDonald's abre centenas de vagas na região Norte

A cadeia de restaurantes de fast food McDonald's está atualmente em processo de recrutamento de dois mil novos funcionários em todo o país, sendo que várias centenas das vagas são na região Norte.

Concursos de apoio às artes abrem até final de abril

Os concursos de apoio sustentado às artes, na modalidade bienal (2025-2026), terão que abrir até ao final de abril, de acordo com a declaração anual da Direção-Geral das Artes, esta quinta-feira divulgada.