Exploração da Guarda exporta bovinos vivos da raça Aberdeen-Angus para Espanha

| País
Porto Canal / Agências

Guarda, 26 mai (Lusa) - O proprietário de uma exploração pecuária do concelho da Guarda dedica-se, com sucesso, à criação de animais da raça bovina Aberdeen-Angus, que depois vende para melhoramento genético de explorações nacionais e de Espanha.

Nuno Tormenta Marques, de 39 anos, licenciado em Relações Internacionais, é criador de bovinos da raça Aberdeen-Angus desde 2008.

Da sua exploração, localizada em Panoias de Cima, Guarda, já saíram 23 crias para Espanha e três para criadores nacionais (Covilhã, Pinhel e Crato).

"Devido ao interesse que há na raça, só faço genética. Neste momento, estou a utilizar touros de sangue antigo, para ir buscar as antigas características dos animais, como a robustez, a facilidade de parto, a fertilidade e as taxas de conversão em pasto", explicou o criador à agência Lusa.

Nuno Tormenta Marques iniciou a atividade com quatro vacas Aberdeen-Angus provenientes de Inglaterra e atualmente tem cerca de 40 animais adultos e vitelos, de três linhas genealógicas: uma de animais de grande porte, outra de linha média e uma terceira de linha pequena.

"Como tenho poucos animais e pouca área, tenho poucos e bons. Só utilizo inseminação artificial, já tenho terceiras gerações dos animais e estou sempre em melhoramento consecutivo", disse.

A qualidade dos animais da sua exploração foi recentemente evidenciada por Nigel Hammill, um especialista inglês e antigo presidente da Aberdeen-Angus Cattle Society, que a visitou e afirmou que "se os levasse a um leilão, a Inglaterra, não envergonhavam ninguém".

Nuno Tormenta Marques vende os animais entre os seis e os sete meses de vida, a partir de 1.500 euros cada.

"O volume de negócios é baixo, porque tenho poucos animais", disse o produtor, que afirma ser "o único criador puro" de Aberdeen-Angus na Beira Interior.

No futuro, tenciona continuar a "vender genética", admitindo somente enveredar pela venda de animais para abate "se aumentar o número de efetivos ou se utilizar cruzados".

"Poderei vir a vender para o mercado de hotel e de restaurante de qualidade, mas isso é um passo que poderei dar muito mais tarde, porque neste momento não quero ultrapassar o número de 40 vacas, para poder manter a qualidade do efetivo", justificou.

Apesar da "carga negativa" associada à agricultura, Nuno Tormenta Marques acredita que o setor "tem futuro", apontando que já é atualmente "um dos mais pujantes" a nível nacional.

ASR // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Ministro da Educação disponível para devolver 20% por ano aos professores

O ministro da Educação mostrou-se, esta quinta-feira, disponível para negociar a recuperação do tempo de serviço, explicando que a proposta do Governo prevê começar a devolução este ano e os restantes 80% nos próximos quatro anos da legislatura.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.