Requalificação dos professores será introduzida em Fevereiro de 2015 - Governo

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 24 jun (Lusa) - O secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar afirmou hoje que há um entendimento com os sindicatos dos professores para que a requalificação seja apenas introduzida em fevereiro de 2015.

"Não deve haver colocações em Setembro porque teremos de aguardar as colocações no primeiro período. A requalificação será sempre em Fevereiro de cada ano", disse João Casanova de Almeida, acrescentando que já a partir de fevereiro de 2014 será testada a requalificação dos professores.

Para isso, sublinhou, foi criada uma comissão mista, integrando membros do Ministério da Educação e dos sindicatos, para avaliar ainda durante este ano letivo a aplicação da requalificação.

O governante, que falava no final de uma reunião com os sindicatos de professores, assinalou que é preciso avaliar bem o sistema de requalificação, não para o retirar aos professores, mas para que olhe para a especificidade da profissão.

Doze horas depois do início da ronda negocial com os 10 sindicatos dos professores, João Casanova de Almeida congratulou-se pelos resultados obtidos nas negociações.

"Hoje tivemos uma ronda final da negociação suplementar relativa ao sistema de rqualificação. Conseguiu-se ultrapassar uma barreira e, por isso, foram feitos avanços significativos e conseguimos encontrar caminhos de convergência para gerar consensos num documento que constitui uma base de compromisso de todas as partes", frisou.

O secretário de Estado disse ainda que a questão do alargamento do horário semanal de 35 para 40 horas "ficou sistematizada".

Na terça-feira, a partir das 10:00, os 10 sindicatos de professores voltam a reunir-se com responsáveis do Ministério da Educação para debater o documento hoje entregue pela tutela.

Hoje, o Ministério da Educação e os sindicatos estiveram reunidos desde as 10:00 em quatro mesas negociais, encontros que se prolongaram até cerca das 21:30.

JOP/FC // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.