Propostas do Ministério da Educação são "um ponto de partida" - FNE

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 24 jun (lusa) - O presidente da Federação Nacional de Educação (FNE) admitiu hoje que as propostas do Ministério da Educação para os professores "são um ponto de partida para continuar o trabalho e apostar na convergência".

Sem revelar o teor do documento, à saída da demorada reunião que manteve no Ministério da Educação, João Dias da Silva disse que as propostas "contêm alguns aspetos que significam alterações" em matérias como a mobilidade interna dos professores.

João Dias da Silva disse que "o documento não corresponde à totalidade das pretensões da FNE e que em alguns pontos se distancia das posições da organização sindical".

O dirigente considerou, contudo, que o Ministério da Educação deu "respostas para que as situações sejam tratadas" de acordo com as necessidades do sistema, mas também em "respeito pelos direitos dos professores".

O sindicalista vincou que ainda "não se está a falar de um acordo" com o Governo, mas assinalou ser possível chegar a "uma posição que possa acabar" com a atual "intranquilidade que se vive" no ensino.

João Dias da Silva adiantou que a FNE vai analisar o documento hoje entregue pelo Ministério da Educação e que terça-feira volta à mesa de negociações.

Na terça-feira, a partir das 10:00, os 10 sindicatos de professores voltam a reunir-se com responsáveis do Ministério da Educação para debater o documento hoje entregue pela tutela.

Hoje, o Ministério da Educação e os sindicatos estiveram reunidos desde as 10:00 em quatro mesas negociais, encontros que se prolongaram até cerca das 21:30.

JOP/FC // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: País

Euromilhões. Terceiro prémio sorri a apostador português

Não houve totalistas no sorteio desta terça-feira do Euromilhões cujo 'jackpot' estava fixado nos 133 milhões de euros. Contudo, há boas notícias para Portugal.

Pingo Doce apresenta queixa sobre "campanha enganosa" do Lidl

O Pingo Doce apresentou uma queixa à Direção-Geral do Consumidor (DGC) e ao Instituto de Auto Regulação Publicitária sobre uma campanha publicitária do Lidl, na qual é feita uma comparação de preços entre supermercados, que diz ser enganosa.

Diretor-executivo do SNS apresenta demissão

A direção-executiva do Serviço Nacional da Saúde (SNS), liderada por Fernando Araújo, apresentou, na tarde desta terça-feira, a demissão.