Direção do CDS-PP assegura que secretário-geral "cumpre e faz cumprir" estatutos

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 24 jun (Lusa) - A direção do CDS-PP assegurou hoje que o secretário-geral do partido "cumpre e faz cumprir os estatutos" e atribuiu as críticas do conselheiro nacional Anacoreta Correia a uma fase de pré-congresso.

O democrata-cristão Filipe Anacoreta Correia pediu hoje a demissão do secretário-geral do CDS-PP e uma tomada de posição por parte do líder partidário, Paulo Portas, por alegada ingerência de António Carlos Monteiro nos processos democráticos internos.

Em causa está, segundo aquele conselheiro nacional, suspeitas de irregularidades numa eleição na mesa de Lagoa, Faro, e a recusa de uma proposta de moção, no plenário concelhio de Aveiro, contra a candidatura em coligação com o PSD da lista liderada por Ribau Esteves, nas autárquicas de setembro.

Contactada pela Lusa, fonte da direção do CDS-PP assegurou que "o secretário-geral do partido cumpre e faz cumprir os estatutos do partido" e desvalorizou as acusações de Anacoreta Correia, considerando que se "devem atribuir à fase pré-Congresso" que se vive entre os democratas-cristãos.

Anacoreta Correia, que vai apresentar uma moção no XXV Congresso do CDS-PP, que se realiza a 6 e 7 de julho, na Póvoa do Varzim, acusou António Carlos Monteiro, vereador da Câmara Municipal de Lisboa, de ter tido atuações "ilegítimas" e de haver "excesso de protagonismo da direção nacional em matérias que cabem aos militantes locais".

"Cabe-nos, em primeiro lugar, pedir a demissão do secretário-geral. Por outro lado, não acreditamos que Paulo Portas esteja ligado a este comportamento. Exigimos da parte dele um distanciamento público imediato para, finalmente, se retomar a normalidade", afirmou.

SMA (HPG) //

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Rui Moreira recusa convite para ser número dois da lista da AD nas Europeias

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, recusou o convite para integrar o segundo lugar da lista da Aliança Democrática (AD) às próximas eleições europeias de 9 de junho, disse à Lusa fonte próxima do autarca.

Ex-autarca de Famalicão em segundo na lista da AD às Europeias

Paulo Cunha, vice-presidente do PSD, e Ana Miguel Pedro, indicada pelo CDS-PP, ocupam o segundo e terceiro lugares na lista da AD às europeias de 9 de junho, liderada pelo comentador Sebastião Bugalho.

Sebastião Bugalho foi “escolha única” do presidente do PSD para cabeça de lista às Europeias

O secretário-geral do PSD afirmou esta segunda-feira que Sebastião Bugalho foi “a escolha única” e “o único convite” feito por Luís Montenegro para cabeça de lista da AD às europeias e “tudo o resto foi efabulação” da comunicação social.