Chaves cria gabinete de apoio ao investimento para gerar emprego e fixar jovens

| Norte
Porto Canal / Agências

Chaves, 24 jun (Lusa) - A Câmara de Chaves tem, a partir de hoje, um gabinete da promoção do investimento (GPI) que presta apoio técnico, administrativo e informativo aos empresários, para atrair investimento e criar postos de trabalho.

O vice-presidente da autarquia afirmou, em conferência de imprensa, que todas as iniciativas de caráter agrícola, agroindustrial, comercial, industrial, turístico e cultural que se instalem ou relocalizem em Chaves serão apoiadas, desde que criem emprego, sejam importantes para o desenvolvimento económico, contribuam para a diversificação do tecido empresarial e reordenamento industrial.

"O objetivo é captar investimento nacional e estrangeiro para dinamizar a região e atrair pessoas", disse António Cabeleira.

Coordenado pela autarquia, o gabinete prestará apoio técnico na elaboração de projetos de investimento, fará estudos de viabilidade económica e estudos de mercado.

Além disso, prestará serviços de apoio e informação aos empresários, estabelecendo interfaces com as diferentes áreas municipais e com as entidades intervenientes no domínio empresarial.

O autarca referiu que o gabinete pretende ser um "parceiro amigo e privilegiado" tendo como missão promover o acompanhamento de investidores nos seus contactos com a administração pública, facilitando a desburocratização e simplificação dos procedimentos e licenciamento do investimento e mediação.

Através de um serviço de atendimento personalizado, explicou o vice-presidente, o GPI fará o acompanhamento dos projetos de investimento em todas as suas etapas, fornecendo aconselhamento e "informação à medida" das necessidades dos interessados.

A criação do gabinete neste momento, realçou o social-democrata, é já uma "rampa de lançamento" para o novo quadro comunitário de apoio.

"O país não pode perder investimentos de sucesso, pelo que o gabinete quer preparar os empresários para a captação de verbas na criação de futuros projetos", salientou.

A cidade de Chaves, na opinião do vice-presidente, tem a "melhor" localização geoestratégica de Portugal para a instalação de empresas que queiram produzir produtos para exportar por via rodoviária.

O GPI pretende dinamizar a constituição e gestão de bolsas de produtos e a identificação, organização e promoção de circuitos de comercialização de atividades económicas da região.

Os beneficiários dos apoios do gabinete têm de ter a situação contributiva para a Segurança Social e Finanças regularizada e não estar em estado de falência.

SYF // JLG.

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.