Produção da nova Leica T representa mais de 1,5MEuro para fábrica de Famalicão

Produção da nova Leica T representa mais de 1,5MEuro para fábrica de Famalicão
| Economia
Porto Canal

A produção do corpo de alumínio da nova máquina fotográfica Leica T vai representar para a unidade de Vila Nova de Famalicão da Leica Portugal entre 1,5 e dois milhões de euros, disse à Lusa o administrador Carlos Mira.

A nova máquina, que foi apresentada a 24 de abril, começa a ser comercializada em todo o mundo a partir de 26 de maio.

A unidade de Famalicão, que fabrica máquinas fotográficas e binóculos da marca, está já a produzir o corpo de alumínio da Leica T, tendo já feitas 6.000 unidades, a uma média de 750 por semana.

Questionado pela Lusa sobre qual o impacto do novo modelo para a subsidiária portuguesa, Carlos Mira disse que "representa cerca de 1,5, até dois milhões de euros" de faturação.

Em junho, a unidade portuguesa do grupo alemão prevê produzir 750 unidades por semana.

A produção do corpo da nova Leica T-Systems, que tem um ecrâ tátil e traz como inovação um módulo 'wi-fi' integrado, acontece depois da Leica Portugal ter inaugurado uma nova unidade, que substituiu a anterior, no ano passado, num investimento de 22,5 milhões de euros.

A mudança de instalações teve como objetivo aumentar a produção e a qualidade da subsidiária portuguesa, de acordo com o administrador.

A unidade portuguesa exporta praticamente toda a sua produção para a Alemanha.

No ano fiscal de 2012 (que terminou em março de 2013), a empresa registou uma faturação de 40 milhões de euros, tendo aumentado 25% no ano seguinte, para 50 milhões de euros.

Para o ano fiscal de 2014, a empresa prevê uma faturação de 52 milhões de euros.

A empresa conta com cerca de 757 trabalhadores.

+ notícias: Economia

Boas notícias para o crédito à habitação. Taxas Euribor com novas atualizações

Com as alterações desta terça-feira, a Euribor a três meses, que recuou para 3,882%, permanece acima da taxa a seis meses (3,844%) e da taxa a 12 meses (3,718%).

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.