Líderes políticos podem ficar detidos "até uma semana"

| Mundo
Porto Canal / Agências

Banguecoque, 24 mai (Lusa) -- Os militares que na quinta-feira tomaram o poder na Tailândia anunciaram hoje que poderiam manter detidos "até uma semana" os responsáveis políticos convocados para comparecerem perante a junta militar na sexta-feira.

"Eles poderão ficar detidos até uma semana, em função do seu nível de implicação" na crise política que conduziu ao golpe de Estado, declarou o coronel Winthai Suvaree, porta-voz do exército.

A antiga primeira-ministra da Tailândia, Yingluck Shinawatra, obrigada a demitir-se há duas semanas pelo Tribunal Constitucional, que a considerou culpada do crimes de abuso de poder, é uma das detidas, entre as mais de 100 personalidades que a nova junta militar tailandesa convocou para comparecerem na sexta-feira no Clube do Exército, na capital, sob ordem de prisão caso não cumprissem.

A Amnistia Internacional condenou hoje as detenções e pediu aos militares para clarificarem a situação legal dos detidos.

FV // FV.

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.