Três partidos pedem demissão do primeiro-ministro do Mali

| Mundo
Porto Canal / Agências

Bamako, 24 mai (Lusa) -- Três partidos da oposição com assento no Parlamento do Mali pediram, numa declaração conjunta, a demissão do primeiro-ministro, acusando-o de ser um dos principais responsáveis pelos confrontos mortais em Kidal, no nordeste do país.

"O Presidente da República, o primeiro-ministro e todo o seu governo são os principais responsáveis pela tragédia de Kidal e humilhação do nosso país (...) Dada a gravidade da situação, nós exigimos a renúncia do primeiro-ministro Moussa Mara e a dissolução do governo", afirmam os três partidos no texto enviado hoje à AFP.

A declaração é assinada pela União para a República e Democracia (URD), Partido para a Renascença Nacional (PARENA ) -- duas formações políticas de relevo -- e Partido para a Restauração dos Valores Mali- Fasoko (PRVM - Fasoko), pequeno partido criado em 2013.

Violentos confrontos opuseram as forças de segurança do Mali e grupos armados, integrados essencialmente por tuaregues, a que se juntaram árabes, a 17 de maio em Kidal, a 1.500 quilómetros de Bamaco, quando Mara liderava uma visita de uma comitiva com vários ministros.

Novos confrontos ocorreram no dia 21 em Kidal, os quais levaram à retirada do exército da cidade e de Menaka, situada a 660 quilómetros a sudeste de Kidal.

O Governo do Mali assinou na noite de sexta-feira um acordo de cessar-fogo, que tinha sido rubricado horas antes por três grupos armados que controlam a cidade de Kidal.

O acordo, anunciado pela missão da Organização das Nações Unidas (Minusma) no país, resultou de uma intermediação do Presidente mauritano, que está a exercer a presidência da União Africana (UA).

FV (RN) // FV.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Homem ameaça fazer-se explodir no consulado do Irão em Paris

A polícia francesa cercou o consulado iraniano, esta sexta-feira, em Paris, depois de um homem ameaçar detonar explosivos presos ao corpo, segundo a agência Reuters.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.