EDP diz que morte de trabalhador apenas parou "uma frente" das obras de barragem

| País
Porto Canal / Agências

Vieira do Minho, 23 mai (Lusa) - A EDP garantiu hoje que apenas está parada "uma frente" das obras de reforço da potência da central hidroelétrica Venda Nova III, em Vieira do Minho, na sequência de um acidente que matou um trabalhador, a 28 de abril.

"A obra não está parada. Apenas uma frente de trabalhos: a colocação de blindagens", referiu a EDP, em nota enviada à agência Lusa.

O acidente mortal na central hidroelétrica de Venda Nova III registou-se a 28 de abril, quando um trabalhador foi esmagado por um cilindro metálico com 12 toneladas, que caiu na sequência da rutura da estrutura de suporte.

O inspetor-geral da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), Pedro Pimenta Braz, disse hoje à Lusa que se tratou de um acidente "algo complexo e iminentemente técnico", pelo que há ainda "uma série de questões que têm de ser apuradas".

"Até lá, a obra continuará suspensa", acrescentou.

Se se provar que o problema teve a ver com a metodologia de suporte daqueles cilindros, a empresa terá de encontrar outra solução.

Entretanto, e enquanto não são conhecidos os resultados das peritagens, "aquela metodologia não poderá ser utilizada em mais nenhuma obra do género".

Aquele estaleiro de Vieira do Minho emprega 892 trabalhadores e envolve 51 empresas subcontratadas.

VCP // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: País

EuroDreams. Dois apostadores vencem prémio de dois mil euros por mês durante cinco anos

A chave do sorteio de Eurodreams desta segunda-feira ditou a atribuição de um terceiro prémio a oito apostadores portugueses, no valor de 137,73 euros.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.