Livro explica como novas tecnologias podem ser "magníficas" para "encontro com Cristo"

| País
Porto Canal / Agências

Porto, 23 mai (Lusa) -- O presidente da Irmandade dos Clérigos vai lançar um livro, na segunda-feira, no qual refere que as novas tecnologias são "magníficas" potenciadoras da evangelização desde que promovam encontros, nomeadamente com Cristo e com os homens.

"Podemos passar o dia a enviar e-mails e falar no facebook e no skype com milhares de pessoas e chegamos ao final do dia e somos as pessoas mais tristes e sós do mundo", disse hoje o padre Américo Aguiar à agência Lusa.

O sacerdote referiu que as tecnologias de informação e comunicação são uma "mais-valia" e potenciadoras da evangelização, desde que proporcionem encontros "olhos nos olhos, coração com coração e mão com mão".

A obra "Um padre na Aldeia Global -- Evangelização e o Desafio das Novas Tecnologias", resultado da Tese de Mestrado do padre Américo Aguiar, será apresentada na segunda-feira, na Igreja Privativa da Misericórdia do Porto.

"O objetivo do livro foi refletir sobre a reação por parte da igreja às novas tecnologias", avançou.

O presidente da Irmandade dos Clérigos frisou que, ao longo dos anos, a tecnologia sempre foi "muito bem acolhida" pelos papas e teve uma repercussão "positiva" na Igreja Católica.

Os "sucessores de Pedro" -- referindo-se aos papas -- veem as novas tecnologias não apenas como uma ferramenta, mas como o nascimento de uma nova cultura.

"A revolução tecnológica está a provocar uma nova cultura e todos, desde padres, igreja, pais e filhos, são chamados a evangelizar através dela", disse.

As tecnologias de informação e comunicação são o veículo "mais eficaz" para transmitir mensagens, informações e ideias, realçou.

Apesar das vantagens destas ferramentas, a igreja começa hoje a adotar uma atitude "mais defensiva" quanto às novas tecnologias, notou.

Confessando ser adepto das tecnologias de informação, o padre Américo Aguiar revelou que termina o livro com um pedido de Jesus: "Lançai as redes".

E, acrescentou, "atualmente, as redes de que se falam são as digitais".

SYF // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: País

MB Way "em baixo". Transferências e pagamentos com dificuldades

Ao longo da manhã desta terça-feira, os utilizadores de MB Way estão a sentir dificuldades em utilizar a aplicação para fazer transferências e/ou pagamentos. A informação está a ser avançada pelo Jornal de Notícias que, após ter contactado a Sociedade Interbancária de Serviços (SIBS), fala em alguns “constrangimentos técnicos”.

Saiba a chave do Euromilhões desta terça-feira

Já são conhecidos os números que compõem a chave do sorteio desta terça-feira.

Número de atropelamentos aumentou em março

A PSP detetou uma média de 510 infrações rodoviárias por dia em março, mês em que desceu o número de acidentes e feridos ligeiros, mas aumentaram os feridos graves e os atropelamentos comparativamente a março de 2023.