Candidatura portuguesa entre as 39 que concorrem ao Prémio Príncipe das Astúrias de Investigação

| País
Porto Canal / Agências

Oviedo, Espanha, 23 mai (Lusa) - Uma candidatura de Portugal faz parte das 39 de 17 países que foram apresentadas à edição de 2014 do Prémio Príncipe das Astúrias da Investigação Científica e Técnica, que será atribuído na próxima quarta-feira.

As deliberações do júri arrancam na terça-feira, quando será definida uma pequena lista de favoritos antes do anúncio oficial na quarta-feira do quarto dos oito galardões anuais do Prémio Príncipe das Astúrias.

Nas últimas semanas já foram atribuídos ao arquiteto Frank Gehry o prémio das Artes, ao historiador e hispanista francês Joseph Pérez o prémio das Ciências Sociais 2014 e ao desenhador gráfico argentino Quino, criador da personagem Mafalda, o de Comunicação e Humanidades.

Segundo informou a Fundação Príncipe das Astúrias em comunicado há, além de Portugal, candidaturas da Alemanha, Argentina, Bélgica, China, Estados Unidos, Espanha, França, Hungria, Índia, Itália, Japão, Jordânia, México, Paraguai, Reino Unido e Suíça.

Estes prémios reconhecem o "trabalho científico, técnico, cultural, social e humanitário realizado por pessoas, instituições, grupos de pessoas ou de instituições".

No caso da categoria das Ciência Sociais o prémio será outorgado a pessoas cujas descobertas ou invenções representam um "contributo relevante para o progresso e bem-estar da humanidade nos campos de matemática, astronomia e astrofísica, física, química, ciências da vida, ciências médicas, ciências da Terra e do espaço e as ciências tecnológicas".

Os vencedores recebem uma escultura de Joan Miró, 50 mil euros, um diploma e uma medalha.

Em 2013, o prémio recaiu sobre o CERN e os físicos Peter Higgs e François Englert, que posteriormente receberam o Prémio Nobel da Física 2013, em reconhecimento da sua formulação da existência do bosão de Higgs.

O galardão espanhol reconheceu o trabalho na descoberta da partícula subatómica, conhecido como a "partícula de deus", na origem da massa de outras partículas.

Englert, com o físico belga Robert Brout (já falecido), por um lado e Higgs, por outro, propuseram em 1964, ao mesmo tempo e de forma independente, a existência do que ficou conhecido como o bosão de Higgs ou a dita "partícula de Deus".

Quase cinquenta anos depois, a 04 de julho de 2012, o Centro Europeu de Física de Partículas (CERN) anunciou a confirmação experimental de que o bosão existe.

O cientista António Damásio recebeu o Prémio Príncipe das Astúrias de Investigação Científica e Técnica, em 2005, altura em que também foi distinguido o Instituto Camões, com o prémio de Comunicação e Humanidades.

Entre os distinguidos com os Prémios Príncipe das Astúrias contam-se, em 1995, os portugueses Mário Soares, com o prémio de Cooperação Internacional, e Joaquim Veríssimo Serrão, historiador, com o prémio de Ciências Sociais. Dez anos antes, em 1985, o prémio na área de Cooperação Internacional foi atribuído à Universidade de Coimbra.

ASP // PJA

Lusa/Fim

+ notícias: País

Marcelo sobre o 25 de abril: "Tenhamos a humildade e inteligência de preferir sempre a democracia" 

O Presidente da República defendeu esta quinta-feira a escolha pela democracia, mesmo que imperfeita, contra a ditadura, argumentando que são democracias as sociedades mais fortes e lembrando que antes do 25 de Abril não havia um hemiciclo de escolha popular.

Marcelo acompanha situação dos dois portugueses que morreram em acidente na Namíbia

O Presidente da República disse estar a acompanhar a situação dos portugueses envolvidos num acidente de autocarro no deserto da Namíbia na tarde de quarta-feira, em que terão morrido pelo menos duas nacionais.

“Noite Milagrosa”. Como a imprensa estrangeira intitula a Revolução dos Cravos?

O aniversário dos 50 anos do 25 de abril de 1974 também ganha força na imprensa internacional.