Governo com resposta positiva insuficiente após a Capital Europeia da Cultura em Guimarães

| Norte
Porto Canal / Agências

Guimarães, 24 jun (Lusa) -- José Bastos, diretor da Oficina, a estrutura que gere o Centro Cultural Vila Flor em Guimarães, considera que o "Governo não tem conseguido dar uma resposta tão positiva quanto isso" ao período pós-Capital Europeia da Cultura (CEC).

Para José Bastos que, com a Oficina, teve um papel fundamental na organização da CEC, os "principais problemas, após 2012, estão relacionados com os compromissos financeiros" que advêm das novas estruturas criadas durante a Capital.

Nessa área, o diretor da Oficina considera que "o Governo, que foi um dos integrantes da CEC, não conseguiu acompanhar e ser consequente com o que não poderia terminar em 2012". Felizmente, acrescenta, "a Câmara Municipal de Guimarães [CMG] tem conseguido que as coisas se façam da melhor maneira possível, porque tem a convicção de que a Cultura é fundamental para alavancar o que será o futuro".

Seis meses depois do fim da CEC, "há que encontrar soluções" para estruturas como o Centro para os Assuntos da Arte e da Arquitetura, e "a CMG tem conseguido dar respostas, onde o Governo não tem conseguido dar uma resposta tão positiva quanto isso".

José Bastos afirma que o "Governo deveria olhar para Guimarães não de uma forma privilegiada, mas equilibrada", mas que "Portugal tem padecido de não ter uma estratégia definida e consequente com as suas apostas".

Exemplo disso é o conflito com a Direção Geral das Artes (DGArtes) que levou mesmo a Oficina a interpor uma providência cautelar, por não concordar com os subsídios atribuídos por aquela estrutura da Secretaria de Estado da Cultura.

No despacho, entre outras críticas, a DGArtes estranhava que, "após uma Capital Europeia da Cultura, esta candidatura" continue "a apresentar como principal 'player' em Guimarães aquele que já existia antes da sua realização: a Oficina, não denotando um esforço para fazer participar (...) os novos interlocutores que certamente emergiram das dinâmicas implementadas, resultantes dos últimos anos".

Instado pela agência Lusa a comentar estas afirmações, José Bastos considera que "o disparate não tem limites", que "é pena que novos projetos que existem, como o CAA, não tenham sido apoiados pela DGArtes" e que "não basta dizer algumas banalidades para justificar uma decisão que, além de injusta, é ilegal".

A conclusão que retira é que "Portugal continua a padecer do centralismo" e que "as cidades de média dimensão têm de fazer um esforço suplementar" para se afirmar em áreas como a cultura.

A Secretaria de Estado da Cultura, contactada pela Lusa, entendeu não fazer qualquer comentário sobre o acompanhamento do Governo no pós-Capital Europeia da Cultura Guimarães 2012, nem sobre os apoios atribuídos pela DGArtes.

A Lusa tentou igualmente falar com o diretor executivo da CEC, Carlos Martins, sobre o mesmo assunto - acompanhamento do Governo no pós-Capital Europeia da Cultura -, mas sem êxito.

De qualquer forma, José Bastos faz um "balanço muito positivo do que a CEC trouxe a Guimarães em afirmação da cidade, investimento na cultura, na criação artística e numa nova mentalidade para os vimaranenses".

O diretor da Oficina considera que não é justo "comparar 2013 com 2012", mas que, se a comparação for feita com 2011, "então aí estamos sempre a falar de uma realidade aumentada".

Uma opinião positiva que é secundada por Miguel Moreira, do grupo de teatro o Útero que, durante 2012, se fixou na cidade e ali se mantém com dois dos seus elementos a viver: "Guimarães é uma média cidade, com múltiplas possibilidades para os criadores desenvolverem o seu trabalho, porque acabou por ficar com infraestruturas que são únicas".

Este ano o grupo tem andado mais fora de Guimarães, em digressão com vários dos seus espetáculos e a preparar um novo, intitulado "Pele", que será ainda objeto de residência artística na cidade.

Quarta-feira, Guimarães 2012 apresenta em conferência de imprensa o programa "Cultura Capital", quinzena de celebração, reflexão e legado da Capital Europeia da Cultura.

DP/JYCR/CCM/MAG // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.