Resultados definitivos confirmam vitória de José Mário Vaz nas presidenciais na Guiné-Bissau

| Mundo
Porto Canal / Agências

Bissau, 23 mai (Lusa) - A Comissão Nacional de Eleições (CNE) da Guiné-Bissau anunciou hoje que os resultados provisórios da segunda volta das eleições presidenciais, realizada no domingo, passam a definitivos, sem alterações, nem reclamações.

"A CNE declara eleito para o cargo de Presidente da República o candidato José Mário Vaz com um total de 364.394 votos válidos, a que corresponde uma percentagem de 61,9", referiu Augusto Mendes, presidente do organismo.

A proclamação dos resultados foi feita na sede da CNE, em Bissau.

Os resultados provisórios tinham sido divulgados na terça-feira e não sofreram qualquer correção, nem houve reclamações apresentadas no prazo legal previsto de 48 horas.

Na contagem total, Vaz conseguiu 364.394 votos contra 224.089 de Nuno Nabian, candidato independente apoiado pelo Partido da Renovação Social (PRS), principal força da oposição, e conotado com os militares autores do golpe de Estado de 2012.

O Presidente eleito, apoiado pelo Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), venceu em 22 dos 29 círculos eleitorais da Guiné-Bissau.

A nível regional, Nabian venceu nas regiões de Tombali (sul) e Oio (centro), enquanto Vaz venceu nas restantes sete (Bissau, Quinara, Biombo, Bolama, Bafatá, Gabú e Cacheu) e também na diáspora.

A abstenção subiu em comparação com a primeira volta das presidenciais, de 10,71% para 21,79%.

LFO // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.