Capa doada por emigrante nos anos de 1980 cobrirá imagem do Santo Cristo este ano

| País
Porto Canal / Agências

Ponta Delgada, 23 mai (Lusa) -- A imagem do Senhor Santo Cristo dos Milagres percorre as ruas de Ponta Delgada no domingo, na procissão anual das maiores festas religiosas dos Açores, coberta com uma capa oferecida nos anos de 1980 por uma emigrante nos EUA.

A Irmandade do Senhor Santo Cristo dos Milagres revelou hoje, em conferência de imprensa em Ponta Delgada, a capa que cobrirá a imagem do 'Ecce Homo', oferecida às freiras Clarissas pelo papa Paulo III há mais de 400 anos.

A revelação da capa escolhida a cada ano é sempre aguardada com expetativa pelos milhares de fiéis do Santo Cristo dos Milagres, que por estes dias acorrem a Ponta Delgada para a peregrinação anual, que hoje se inicia.

A capa que será usada este ano foi doada pela emigrante nos EUA Gilda Silva em "agradecimento por uma graça concedida pelo Senhor Santo Cristo e esta é segunda vez que sai na procissão, depois da estreia a 12 de maio de 1985", revelou o provedor da Irmandade, Carlos Faria e Maia.

A capa foi feita na Casa de Trabalho de Vila Franca do Campo, tal como a maioria das 35 capas que possui a imagem.

Segundo Carlos Faria e Maia, a última doação de uma capa ocorreu no ano passado, também por emigrantes nos Estados Unidos da América.

Também presente na conferência de imprensa, o comissário Ruben Medeiros revelou que a PSP mobilizou este ano 255 elementos para os dias das festas, que decorrem até ao dia 29, mas cujos pontos altos ocorrem no sábado e no domingo.

Ruben Medeiros afirmou que no que toca à questão da organização do trânsito, a PSP conta com a colaboração da Polícia Municipal de Ponta Delgada.

A este propósito, apelou à colaboração de todos os cidadãos e lembrou que diversas artérias da cidade estarão fechadas ao trânsito nos próximos dias e, de forma permanente, até à 01:00 do dia 27, o Campo de São Francisco, transformado por estes dias em santuário e palco das festas.

O comissário sublinhou que a PSP vai este ano "investir" na fiscalização da venda ambulante e que haverá, por outro lado, agentes à paisana para prevenir e combater pequena criminalidade, referindo em concreto os "crimes de oportunidade".

A este propósito, apelou ao cuidado dos cidadãos, dando como exemplo que não devem ser deixados objetos dentro dos carros estacionados.

O efetivo mobilizado pela PSP este ano é "ligeiramente" superior ao do ano passado, afirmou, referindo que há o "desafio suplementar" de as festas coincidirem com as eleições europeias, que em Portugal se realizam no domingo.

A Câmara Municipal de Ponta Delgada já anunciou a mudança das mesas de voto em São José, por causa das festas, que ficarão instaladas na sede da junta de freguesia.

As Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres têm este ano como "mensagem de reflexão" a expressão "encontro com a esperança".

"Desejamos, do fundo do coração, que o encontro anual do Senhor Santo Cristo dos Milagres com todos os seus devotos se afirme como uma ocasião única de descoberta de mais e novas esperanças para uma vida melhor para todos", afirmou o provedor Faria e Maia.

As festas de 2014 são presididas pelo bispo do Porto e contam ainda com a participação do bispo de Hamilton (Bermudas), além do bispo da diocese de Angra.

MP // ROC

Lusa/Fim

+ notícias: País

Eis a chave do EuroDreams desta quinta-feira

A chave vencedora do prémio EuroDreams desta quinta-feira é composta pelos números 4 - 13 - 16 - 18 - 28 - 30 e pelo Número de Sonho 2.

Incêndios. Governo apela à limpeza dos terrenos rurais

A ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, apelou esta quinta-feira a todos os portugueses proprietários de terrenos rurais para que procedam à sua limpeza, destacando que este ato é fundamental para a prevenção dos incêndios florestais.

Ministro da Educação disponível para devolver 20% por ano aos professores

O ministro da Educação mostrou-se, esta quinta-feira, disponível para negociar a recuperação do tempo de serviço, explicando que a proposta do Governo prevê começar a devolução este ano e os restantes 80% nos próximos quatro anos da legislatura.