Mário Nogueira diz que professores vivem uma "situação asfixiante"

Mário Nogueira diz que professores vivem uma "situação asfixiante"
| País
Porto Canal

Os professores vivem uma "situação asfixiante", que está a provocar o abandono precoce da profissão por parte de muitos docentes desanimados com as condições de trabalho, disse hoje o secretário-geral da FENPROF, Mário Nogueira.

Em declarações à Agência Lusa, o dirigente da Federação Nacional de Professores (FENPROF) comentou desta forma um estudo avançado hoje pelo jornal Público, de acordo com o qual quase dois terços dos docentes do pré-escolar e dos ensinos básico e secundário admitem estar cada vez menos motivados para o trabalho.

"Este estudo vem confirmar aquilo que andamos a dizer há algum tempo. Neste momento aquilo que se sente na sala de aula dos professores é um desânimo, é uma desmotivação estranha", apenas compensada pelo trabalho com os alunos, afirmou Mário Nogueira.

O estudo é da Universidade do Minho e começou a ser feito na anterior legislatura, traçando o retrato de "uma escola burocrática onde os docentes se sentem cada vez menos realizados", escreve o jornal.

"Leva a que muitos (professores) cheguem, mais rapidamente do que seria desejável e expetável, a pontos de saturação tal que se vão embora", referiu o dirigente sindical.

Para Mário Nogueira, a prova da insatisfação é que milhares de professores, "com cortes muito grandes no cálculo das suas pensões", abandonaram precocemente a profissão.

"Não é por acaso que milhares de professores pediram a rescisão dos seus contratos. Segundo o ministério, em pouco mais de um mês, mais de 2.000" docentes, acrescentou.

O sentimento de insatisfação dos professores, segundo o diário, agudizou-se desde 2009, data a que se reporta o estudo que é hoje apresentado.

"Temos uma situação que, de facto, é asfixiante para aqueles que querem continuar a exercer a sua profissão de uma forma em que efetivamente o aspeto central do seu desempenho seja o trabalho com os alunos, seja ensinar, porque é para isso que os professores são formados e são preparados, sublinhou o líder da maior estrutura sindical de professores.

De acordo com o trabalho citado pelo Público, a realização profissional de quase metade dos docentes está em queda e a burocracia e o volume de trabalho aumentaram.

"De facto, a burocracia a que hoje os professores estão sujeitos, a sobrecarga de trabalho, a alteração no ponto de vista da organização dos próprios horários, fazem com que estejam absolutamente exaustos e, no plano profissional, esgotados", sustentou Mário Nogueira.

Os resultados finais do projeto (Os Professores e o Exercício da Liderança) são apresentados hoje na Universidade do Minho, em Braga, e lançados em livro.

Mário Nogueira recordou que há oito ou 10 anos, quando um professor chegava à idade da reforma, muitas vezes tinha pena de deixar os alunos e acabava por ficar na escola até ao final do ciclo: citando exemplos em que ficavam até aos 70 anos, a idade limite em que eram desligados do serviço.

"Hoje é o contrário, entramos na escola e, às vezes, professores com 40 anos, com poucos anos de serviço, 15-20 anos de serviço, o que dizem é ´eu se pudesse ia-me já embora´", concluiu.

+ notícias: País

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".