Ano do Design Português vai decorrer entre Junho de 2014 e Maio de 2015

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 23 mai (Lusa) - O Ano do Design Português, iniciativa do Governo para promover e divulgar o design nacional no estrangeiro, vai decorrer entre junho de 2014 e maio de 2015, iniciativas que serão divulgadas na segunda-feira, em Lisboa.

De acordo com uma nota da Secretaria de Estado da Cultura (SEC), o projeto vai ser apresentado na segunda-feira, às 10:00, no Palácio Foz, com a presença do ministro da Economia, António Pires de Lima, e do secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier.

A iniciativa, indica a nota, resulta de uma parceria entre as duas tutelas, para "posicionar Portugal a nível internacional como um país inovador e contemporâneo e afirmar o design como uma área-chave para o desenvolvimento nacional".

O objetivo é valorizar o design português a nível nacional e a sua promoção no espaço internacional, "através da sedimentação da sua imagem e valor e criação de novos clientes para as competências industriais e artesanais nacionais".

A nota da SEC indica ainda que o Ano do Design Português terá ligações ao tecido económico e às plataformas de educação e, ao longo de todo o ano, irá estimular coproduções e acolher iniciativas independentes, para as quais funcionará como uma plataforma de divulgação e promoção.

Uma das iniciativas é a realização de uma exposição intitulada "A Liberdade da Imagem: Design e Comunicação Visual em Portugal (1974-1986)", comissariada por Guta Moura Guedes.

Terá curadoria de José Bártolo, design expositivo de Miguel Vieira Baptista e design gráfico de João Faria.

Produzida pela Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos (ESAD), em coprodução com o Pelouro da Cultura da Câmara Municipal do Porto, a exposição é inaugurada a 29 de maio, em sete locais da cidade do Porto.

Esses espaços são a Casa do Infante, o Museu Romântico Quinta da Macieirinha, o Palacete dos Viscondes de Balsemão, a Casa Museu Guerra Junqueiro, a Galeria Municipal Almeida Garrett, a Sala dos Azulejos da Casa da Música e o Museu de Arte Contemporânea de Serralves.

AG // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Trabalhadores da Medway em greve esta quinta-feira por melhores salários e condições

Os trabalhadores da empresa ferroviária de mercadorias Medway estão esta quinta-feira em greve por melhores salários e condições, incluindo a conciliação da vida profissional e familiar, tendo a empresa pedido uma reunião para o dia 11 de abril.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.