Aumentam casos de automutilação em jovens, especialista defende atenção aos sinais

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 23 mai (Lusa) -- O pedopsiquiatra Fernando Santos alertou hoje para o aumento de casos de automutilação e alertou para a necessidade de os profissionais estejam atentos aos seus sinais, mesmo quando não forem a principal razão da consulta.

O tema da automutilação vai ser abordado sábado nas conferências do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Infantil (CADIn) sobre "Adolescência e Transição para a Vida Adulta", na qual participa Fernando Santos.

Este psiquiatra da infância e da adolescência considera que têm aumentado as queixas e consultas por causa desta prática que pode pôr em risco a vida, nomeadamente pela forma como a lesão é feita.

Os antebraços, as coxas e o abdómen são os locais em que os jovens e adolescentes mais se cortam, por serem "sítios que, embora se fácil acesso, se podem esconder e tapar".

O especialista sublinhou que estes sítios criam características que podem funcionar como sinais indicadores, tais como a roupa que tapa o corpo, mesmo no verão, e a recusa em ir à praia.

Segundo Fernando Santos, a automutilação é "um ato solitário, embora estejam descritas situações potenciadas por grupos".

De uma maneira geral, adiantou, o recurso à automutilação visa lidar com situações que os jovens atravessam: ansiedades, frustrações, grandes instabilidades.

"A pessoa corta-se para canalizar o pensamento para a dor física, pois nessa altura o desconforto emocional desaparece", disse.

O pedopsiquiatra sublinha que quem se auto mutila tem "determinadas características em termos emocionais", sendo habitualmente pessoas com tendência para o isolamento".

Sobre as razões para o aumento de jovens que recorrem a esta prática, o especialista disse não ser possível associar, para já, à crise, pelo menos de uma forma direta.

"Indiretamente, há mais instabilidade a nível familiar, existe mais instabilidade na sociedade. Mas a pessoa precisa de ter determinadas características para ter esse comportamento, independentemente desse estímulo que possa haver na sociedade".

O especialista defende uma especial atenção para os quadros de automutilação, mesmo que esta não seja a principal razão da consulta.

"Devemos incluir uma pesquisa dessa situação para saber se há alguma coisa que indicie esta prática", disse.

SMM // CC.

Lusa/Fim

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Mais de metade do lucro dos Jogos Santa Casa provem das raspadinhas

De acordo com o mais recente relatório divulgado pelos Jogos Santa Casa, os portugueses investiram um total de 1714 milhões de euros em raspadinhas ao longo do ano passado. A crescente popularidade das raspadinhas é evidente e já equivale a mais de metade das vendas brutas totais desta instituição, neste caso, 56%.