Antiga PM comparece perante junta militar e está impedida de sair do país

| Mundo
Porto Canal / Agências

Banguecoque, 23 mai (Lusa) -- A antiga primeira-ministra da Tailândia, Yingluck Shinawatra, compareceu hoje perante a junta militar que na quinta-feira tomou o poder através de um golpe de Estado, e consta de uma lista de mais de 150 pessoas impedidas de sair do país.

Yingluck Shinawatra foi destituída pelo Tribunal Constitucional no início do mês. A antiga primeira-ministra deslocou-se hoje a uma base militar em Banguecoque, depois de ter sido convocada pela junta militar, juntamente com mais de 100 personalidades, incluindo membros da sua família e partido político, oposição, e líderes dos manifestantes, informou o grupo de comunicação estatal.

"Ela chegou", disse à imprensa Wim Rungwattanajinda, colaborador da ex-primeira-ministra convocada entre mais de uma centena de políticos, incluindo Niwattumrong Boonsongpaisan, que sucedeu a Yingluck Shinawatra, e que estava em parte incerta desde o golpe de Estado ocorrido na quinta-feira.

Também acorreu ao local o general Somchai Wongsabat, ex-primeiro-ministro em 2008 pelo mesmo partido político, informou pelo Twitter um jornalista do Canal 3 cujas transmissões, como as das restantes televisões, estão suspensas.

Sonmchai estava acompanhado da mulher, Yaowapa, irmã de Yingluck e do líder do clã, o ex-primeiro-ministro Thaksin Shinawatra, deposto no último golpe, em 2006, e desde então exilado no Dubai.

Entretanto, a junta militar que tomou o poder na Tailândia, disse hoje que proibiu de 155 pessoas, incluindo a antiga primeira-ministra, de deixarem o país.

"No total, 155 pessoas estão proibidas de viajar para o exterior, salvo autorização" do novo regime militar, disse um porta-voz militar na televisão, ao anunciar a medida criada "com o objetivo de manter a paz e a ordem".

Na sequência do golpe de Estado, o chefe do exército, general Prayuth Chan-ocha, autoproclamou-se primeiro-ministro, assumindo as funções administrativas do cargo até que seja encontrado um novo candidato definitivo, segundo comunicado da junta militar.

FV // FV.

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.