Austrália expressa "elevada preocupação" com golpe militar na Tailândia

| Mundo
Porto Canal / Agências

Sydney, Austrália, 23 mai (Lusa) -- O Governo da Austrália está "seriamente preocupado" com o golpe militar na Tailândia que levou ao poder o chefe do exército, Prayuth Chan-ocha, disse hoje a ministra dos Negócios Estrangeiros, Julie Bishop.

"Estamos gravemente preocupados com esta situação lamentável, em que foi declarado um golpe de Estado e levou o chefe militar Prayuth Chan-ocha a assumir todas as funções governamentais", disse Julie Bishop à estação Sky News.

Julie Bishop afirmou que o Governo australiano está a acompanhar os incidentes na Tailândia e apelou aos cidadãos no país asiático a reforçarem os cuidados com a sua segurança.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros australiano mantém o alerta de viagem para os seus nacionais e pede aos mais de 5.000 cidadãos que se encontram na Tailândia para evitarem todo o tipo de manifestações, locais de protestos, assim como grandes concentrações de pessoas.

O exército da Tailândia, liderado por Prayuth Chan-ocha, protagonizou na quinta-feira um golpe de Estado com o objetivo, segundo os militares, de impedir mais mortes e uma escalada do conflito entre contestatários e apoiantes do Governo, na sequência de uma crise que abala o país desde novembro passado.

FV // FV.

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.