Estado gastou mais de 400ME até abril para pagar juros do resgate

| Economia
Porto Canal

O Estado gastou 405,5 milhões de euros até abril para pagar os juros do empréstimo do Programa de Assistência Económica e Financeira (PAEF), mais 9,9% do que no período homólogo, segundo a Direção-Geral do Orçamento (DGO).

De acordo com a síntese de execução orçamental de abril, hoje publicada, a DGO refere que o Estado gastou ainda 17,6 milhões de euros entre janeiro e abril em comissões no âmbito do programa de ajustamento, valor que compara com os 6,4 milhões gastos nesta rubrica nos mesmos meses de 2013.

Ao todo, até abril, o Estado gastou 1.691,8 milhões de euros para pagar juros e outros encargos da dívida pública, um aumento de 25,5% face ao mesmo período de 2013.

A DGO refere que se deve sobretudo ao aumento das obrigações do tesouro, "em resultado de recompras deste tipo de instrumento e ao primeiro pagamento do cupão da OTFev2024".

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.