Viseu é o distrito da região Centro com mais jovens agricultores

| País
Porto Canal / Agências

Castelo Branco, 22 mai (Lusa) - A diretora regional de Agricultura e Pescas do Centro (DRAPC) disse hoje, em Castelo Branco, que Viseu é o distrito da região Centro que mais tem instalado jovens agricultores.

"Efetivamente, enquanto região Centro, temos tido muita dinâmica. O distrito onde tem havido a instalação de mais jovens agricultores tem sido Viseu", disse à agência Lusa Adelina Martins.

A diretora da DRAPC realçou ainda o número de jovens agricultores que têm surgido no distrito de Castelo Branco, sobretudo no Couto da Várzea (Idanha-a-Nova), uma antiga propriedade da direção regional de agricultura.

"Temos tido uma grande procura para novos projetos. No distrito [Castelo Branco], é interessante que, para além da produção de pequenos frutos vermelhos, também estão a surgir muitos projetos na área dos cogumelos, que tem um grande potencial", adiantou.

Adelina Martins referiu que no último quadro comunitário de apoio, ainda em execução, o Programa de Desenvolvimento Rural (Proder) na região Centro, "teve mais do dobro dos jovens instalados do que teve nos quadros anteriores".

"Isto é, de algum modo, um sinal positivo de que a agricultura está a ser encarada com outros olhos pelos jovens, enquanto atividade", disse.

A diretora regional disse esperar que o número de jovens agricultores continue a crescer na região, "para que possa haver a inovação e o empreendedorismo que lhes está associado e que tem modernizado de algum modo aquilo que é o nosso setor produtivo agrícola".

A responsável da DRAPC sublinhou ainda que já foram entregues, no dia 05 de maio, as propostas para o Plano de Desenvolvimento Rural do Centro 2014-2020.

"Estamos agora a iniciar as negociações. Existem muitas matérias que são de decisão nacional e temos que fundamentar agora o porquê de lá estarem", concluiu.

CAYC // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Caixa de medicamento "antifascista" colocada na campa de Salazar

No cemitério do Vimieiro, em Santa Comba Dão, foi colocada uma enorme caixa de medicamentos na campa de António de Oliveira Salazar. Autoria do artista português Bordalo II, o “probiótico antifascista” tem o nome de “Liberdade” e o vídeo partilhado pelo próprio nas redes sociais já está a gerar uma forte onda de contestação, a poucos dias das comemorações dos 50 anos do 25 de abril.

Arquitetos querem salário de 1300 euros à entrada da profissão

O SINTARQ - Sindicato dos Trabalhadores em Arquitectura convocou esta terça-feira todos os profissionais para discutir e aprovar as primeiras tabelas salariais para o setor da arquitetura, nomeadamente a proposta de 1.300 euros de salário de entrada na profissão.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".