Mendes Bota acusa líder da Comunidade Intermunicipal do Algarve de instrumentalização

| País
Porto Canal / Agências

Faro, 22 mai (Lusa) -- O deputado do PSD Mendes Bota acusou hoje o presidente da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), Jorge Botelho, de "instrumentalizar" o cargo, por ter considerado "discriminatória" a exclusão do sotavento da requalificação da Estrada Nacional 125.

Jorge Botelho (PS) fez esta consideração na quarta-feira, numa reação ao anúncio dos resultados da renegociação do contrato da subconcessão Algarve Litoral pela Estradas de Portugal, que prevê a requalificação da Estrada Nacional 125 (EN125) no troço Vila do Bispo e Olhão e exclui o lanço entre Olhão e Vila Real de Santo António, que passa para a alçada da empresa e será "equacionado" com um tratamento de proximidade.

Em declarações à agência Lusa, Mendes Bota disse congratular-se com o acordo "entre a Estradas de Portugal e o consórcio subconcessionário da EN125, que permitirá retomar, a muito curtíssimo prazo, as obras interrompidas em 2011, por dificuldades financeiras do consórcio".

"Pelo que li do comunicado da Estradas de Portugal, mas também, e sobretudo, pela informação que obtive junto do seu presidente, António Ramalho, está garantida a requalificação da EN125 sem quaisquer discriminações entre barlavento e sotavento", afirmou Mendes Bota, numa referência às declarações de Jorge Botelho, que também é presidente da Câmara de Tavira.

O deputado social-democrata frisou que "o facto de se manter na subconcessão o troço entre Vila do Bispo e Olhão prende-se com a existência de obras já iniciadas, sendo a melhor solução e a mais rápida do ponto de vista técnico-jurídico".

"Quando olhamos para o troço entre Olhão e Vila Real de Santo António e quando este troço sai da subconcessão e volta à jurisdição da Estradas de Portugal, que é preciso recordar é o concessionário geral da rede viária em Portugal, isso não belisca em nada a requalificação que se irá fazer", assegurou.

Mendes Bota observou que o tratamento de proximidade previsto pela Estradas de Portugal para o troço Olhão-Vila Real de Santo António "não trás qualquer condicionalidade à decisão de requalificar a EN125 nesse troço".

O parlamentar do PSD acrescentou que o "tratamento de proximidade" e o "equacionar" previsto pelas Estradas de Portugal para esse troço "tem a ver apenas com uma avaliação no terreno, que vai começar já na próxima segunda-feira, com os técnicos da Estrada de Portugal em colaboração com as autarquias interessadas, sobre quais as intervenções de urgência, a fazer de imediato".

MHC // JLG

Lusa/fim

+ notícias: País

Ministro da Educação disponível para devolver 20% por ano aos professores

O ministro da Educação mostrou-se, esta quinta-feira, disponível para negociar a recuperação do tempo de serviço, explicando que a proposta do Governo prevê começar a devolução este ano e os restantes 80% nos próximos quatro anos da legislatura.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.