Misericórdia de Lisboa admite integrar Museu do Rali em Arganil - Santana Lopes

| País
Porto Canal / Agências

Arganil, 22 mai (Lusa) -- A mesa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) está a analisar a sua eventual participação na criação do Museu Internacional do Rali, em Arganil, disse hoje à agência Lusa o provedor da instituição, Santana Lopes.

Durante uma visita a Arganil, concelho do distrito de Coimbra a que está ligado por antigos laços familiares, Pedro Santana Lopes disse que a SCML "tem um certo dever de retribuição" para com diferentes regiões, já que "beneméritos e apostadores de todo o país" também concedem os seus contributos à Santa Casa.

A instalação do Museu do Rali, na antiga Cerâmica Arganilense, é uma das apostas do município para este ano, no âmbito do reforço da competitividade local, segundo o presidente da Câmara, Ricardo Alves.

Numa receção nos Paços do Concelho, perante uma centena de pessoas, Ricardo Alves disse que o projeto "criará a oportunidade de estabelecer uma excelente parceria entre ambas as entidades", autarquia e Misericórdia de Lisboa, através dos Jogos Santa Casa.

"O Museu Internacional do Rali gera desenvolvimento económico e coesão social, valoriza a cultura e o desporto e afirma a identidade do território", que inclui a aldeia histórica do Piódão, na Serra do Açor, continuidade da Serra da Lousã, e algumas das povoações que integram a rede turística Aldeias do Xisto.

Em ambiente de festa, com um grupo de jovens tocadores de caixa a atuar junto à entrada da Câmara Municipal, Arganil recebeu "um dos seus filhos mais ilustres, que tanto contribuiu para o engrandecimento" do concelho, que está a celebrar 900 anos de história, salientou o presidente da autarquia no seu discurso.

A visita de Santana Lopes e outros membros da mesa da SCML inscreve-se "numa linha de aproximação à realidade do país", o que se verifica "em tempo de crise económica e social profunda" de Portugal, explicou o provedor, em resposta ao autarca do PSD Ricardo Alves.

O antigo primeiro-ministro realçou que a instituição que dirige tem apoiado diversos projetos sociais e culturais, como a edição das obras do padre António Vieira, além de ter criado bolsas para projetos de investigação na área da saúde.

No âmbito das "visitas de trabalho" que tem realizado pelo país, já foi também solicitada a participação da Santa Casa de Lisboa na recuperação dos carrilhões do Convento de Mafra e do hospital termal das Caldas da Rainha, exemplificou Santana Lopes.

"Viemos colher elementos para decidir melhor", disse o provedor à Lusa, manifestando "uma posição de acolhimento de princípio" da proposta da autarquia.

Segundo o presidente da Câmara, este investimento de um milhão de euros será objeto de uma candidatura aos fundos comunitários, com a possível participação do Automóvel Club de Portugal e de vários privados.

O concelho de Arganil acolheu durante décadas importantes provas mundiais do Rali de Portugal.

CSS // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Eis a chave do EuroDreams desta quinta-feira

A chave vencedora do prémio EuroDreams desta quinta-feira é composta pelos números 4 - 13 - 16 - 18 - 28 - 30 e pelo Número de Sonho 2.

Incêndios. Governo apela à limpeza dos terrenos rurais

A ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, apelou esta quinta-feira a todos os portugueses proprietários de terrenos rurais para que procedam à sua limpeza, destacando que este ato é fundamental para a prevenção dos incêndios florestais.

Ministro da Educação disponível para devolver 20% por ano aos professores

O ministro da Educação mostrou-se, esta quinta-feira, disponível para negociar a recuperação do tempo de serviço, explicando que a proposta do Governo prevê começar a devolução este ano e os restantes 80% nos próximos quatro anos da legislatura.