Câmara de Viseu cobre prejuízo de mais de 100 mil euros da extinta Expovis

| País
Porto Canal / Agências

Viseu, 22 maio (Lusa) - A Câmara de Viseu anunciou hoje que vai cobrir os mais de 100 mil euros de prejuízo que a extinta empresa municipal responsável pela organização da Feira de S. Mateus - Expovis - registou no ano passado.

"Face às contas do ano passado, a Expovis tem um prejuízo de cerca de 100 mil euros, que será coberto pelo Município de Viseu. O executivo vai ter de repor a tesouraria, dando cumprimento à própria lei", justificou o presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques.

A proposta de transferência de cerca de 106 mil euros para cobrir o prejuízo registado pela Expovis em 2013 foi aprovada durante a manhã de hoje em reunião do executivo, com os votos a favor dos vereadores do PSD e PS e um voto contra do vereador do CDS/PP.

Para o autarca do PSD, o prejuízo registado pela Expovis no ano passado deve-se sobretudo à opção do executivo liderado por Fernando Ruas de ter decidido levar a cabo obras de remodelação no recinto da Feira de S. Mateus.

"O executivo anterior remodelou o espaço frontal ao [Pavilhão] Multiusos, sem ter celebrado qualquer protocolo com a Expovis, o que fez com que tivesse suportado integralmente aquelas obras", realçou.

Na opinião de Almeida Henriques, também o programa de natal "Floresta Mágica" teve algum peso no prejuízo registado pela Expovis, daí que tenham entendido "deixar cair este projeto".

Em fevereiro, a Câmara de Viseu anunciou a extinção da Expovis, com a organização da Feira de S. Mateus a passar para a alçada de uma nova associação a constituir.

"Deliberámos extinguir a Expovis e constituir uma associação que vai assumir, não só a organização da Feira de S. Mateus, como a organização de outros eventos", informou na altura.

A nova associação vai ter como parceiros fundadores a Câmara de Viseu e a AIRV (Associação Empresarial da Região de Viseu), tendo por objetivo que venha a ser participada por várias instituições.

CMM // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Mais autocarros e mais viagens. FlixBus reforça operação para responder à afluência na Páscoa

A Flixbus divulgou, esta quarta-feira, o reforço da operação até 70% durante o período da Páscoa.

Trabalhadores da Medway em greve esta quinta-feira por melhores salários e condições

Os trabalhadores da empresa ferroviária de mercadorias Medway estão esta quinta-feira em greve por melhores salários e condições, incluindo a conciliação da vida profissional e familiar, tendo a empresa pedido uma reunião para o dia 11 de abril.

Bombeiros, SNS e INEM assinam acordo para melhorar transporte de doentes urgentes

A Liga dos Bombeiros Portugueses, a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde e o INEM chegaram esta quarta-feira a acordo para melhorar o transporte de doentes urgentes e o financiamento de meios, após oito semanas de reuniões.