Câmara de Viseu quer sede da Comunidade Dão Lafões na cidade

| País
Porto Canal / Agências

Viseu, 22 maio (Lusa) - O presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, anunciou hoje que propôs à Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões (CIM Viseu Dão Lafões) a transferência da sua sede, que atualmente funciona no concelho de Tondela, para um edifício da cidade.

"Entendemos fazer chegar uma carta ao presidente da CIM Viseu Dão Lafões a disponibilizar a Casa o Adro, no coração da cidade de Viseu, para vir a sede da comunidade. Este é, de facto, um sinal que a cidade-região pode dar nesta matéria", alegou.

Na reunião pública e descentralizada da Câmara Municipal de Viseu, que decorreu durante a manhã de hoje nas instalações da União das Freguesias de São Cipriano e Vil de Souto, o autarca do PSD esclareceu que a proposta de cedência da Casa do Adro surgiu na sequência da nova legislação sobre as Assembleias Distritais e a disponibilidade do património existente.

De acordo com a lei, a Casa do Adro - património da Assembleia Distrital de Viseu - poderá ser alocada à comunidade intermunicipal em que está inserida ou ao próprio município em que está instalada.

"Se a CIM entender transferir para aqui a sua sede, a autarquia de Viseu vê com muito bons olhos que assuma a propriedade da Casa do Adro para aqui se instalar", defendeu.

O Welcome Center e o Centro de Conservação e Restauro que estão instalados na Casa do Adro "são compromissos que já estão assumidos e que são para manter", esclareceu.

No entanto, se a CIM Viseu Dão Lafões rejeitar a instalação da sede naquele espaço, Almeida Henriques sugere uma outra ocupação, para além das outras duas que já tem.

"Poderemos eventualmente instalar a união de freguesias da cidade na Casa do Adro", concluiu.

CMM // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Ministro da Educação disponível para devolver 20% por ano aos professores

O ministro da Educação mostrou-se, esta quinta-feira, disponível para negociar a recuperação do tempo de serviço, explicando que a proposta do Governo prevê começar a devolução este ano e os restantes 80% nos próximos quatro anos da legislatura.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.