Mais 256 mil utentes têm médico de família com 40 horas semanais dos médicos

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 22 mai (Lusa) -- Mais 256 mil utentes dos centros de saúde ganharam médico de família porque já 732 médicos passaram para o regime das 40 horas semanais, segundo um balanço oficial.

Numa entrevista ao presidente da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) publicada no primeiro boletim externo da instituição, a que a agência Lusa teve acesso, João Carvalho das Neves disse que até ao momento já transitaram para o regime das 40 horas semanais 732 médicos dos centros de saúde.

O acordo entre o Governo e os sindicatos médicos, alcançado em outubro de 2012, veio estabelecer que os médicos de família que transitassem para o regime das 35 para as 40 horas semanais passavam a ter listas de 1.900 utentes, em vez de 1.500.

Na altura em que anunciou esta medida, o ministro da Saúde previa que, com ela, mais um milhão de utentes passasse a ter médico de família.

"As cerca de 732 transições para as 40 horas semanais que já ocorreram nos centros de saúde constituem um potencial de cobertura médica a mais 256 mil utentes", refere o presidente da ACSS na entrevista publicada no boletim da instituição.

ARP/SMM // SO

Lusa/fim

+ notícias: País

Eis a chave do EuroDreams desta quinta-feira

A chave vencedora do prémio EuroDreams desta quinta-feira é composta pelos números 4 - 13 - 16 - 18 - 28 - 30 e pelo Número de Sonho 2.

Incêndios. Governo apela à limpeza dos terrenos rurais

A ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, apelou esta quinta-feira a todos os portugueses proprietários de terrenos rurais para que procedam à sua limpeza, destacando que este ato é fundamental para a prevenção dos incêndios florestais.

Ministro da Educação disponível para devolver 20% por ano aos professores

O ministro da Educação mostrou-se, esta quinta-feira, disponível para negociar a recuperação do tempo de serviço, explicando que a proposta do Governo prevê começar a devolução este ano e os restantes 80% nos próximos quatro anos da legislatura.