Miguel Macedo admite que drone poderá ser usado no dia do jogo da Liga dos Campeões

| Desporto
Porto Canal / Agências

Lisboa, 21 mai (Lusa) -- O ministro da Administração Interna admitiu hoje a possibilidade de a polícia utilizar um "drone" para controlar as movimentações dos adeptos dos clubes espanhóis que no sábado disputam a Liga dos Campões, em Lisboa.

A sugestão partiu da PSP, embora esta polícia ainda não tenha formalizado qualquer pedido para a utilização daquele equipamento, acrescentou o governante.

Miguel Macedo falava em Lisboa, à margem da apresentação da nova imagem da PSP.

"Ontem à noite deram-me conta da vantagem que podia decorrer da utilização destes meios (drone), mas não tenho ainda formalizado esse pedido nem é do meu completo conhecimento os termos em que essa utilização se podia processar", acrescentou o governante.

Segundo Miguel Macedo, a utilização daquele aparelho voador identificado exige uma autorização sua assim como verificação por parte da Comissão Nacional de Proteção de Dados.

Garantiu ainda que, a utilizar-se o drone -- o único que está em condições de ser utilizado dos dois que foram adquiridos pela polícia --, não seria para identificar quem quer que fosse, mas antes para, "do ponto de vista policial", poderem "antecipar alguns movimentos que possam ocorrer de um grande número de adeptos".

"E portanto adotar nessas circunstâncias as medidas que considerarmos adequadas para garantirmos a segurança de todos", frisou.

O ministro foi ainda questionado sobre se seriam instalados ecrãs gigantes na via pública que assegurassem a transmissão da final da Liga dos Campeões, a disputar no sábado, no estádio da Luz, entre Real Madrid e Atlético Madrid, tendo-se recusado a falar sobre o assunto.

CP // SO

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

Eleições FC Porto: Portal do recenseamento pioneiro disponível para os sócios

Na antecâmara das eleições agendadas para 27 de abril, o FC Porto disponibiliza a partir desta sexta-feira um portal digital, através do qual cada sócio pode consultar dados relativos ao seu recenseamento e à sua capacidade eleitoral.

FC Porto (UEFA Youth League): Do Céu ao Inferno. Crónica de jogo

O sonho estava mais vivo que nunca quando minuto 90 apareceu no placar do Centro Desportivo de Colovray, na Suíça. Um golo transalpino na compensação e duas grandes penalidades falhadas ditaram o fim do mesmo para o FC Porto (2-2 [4-3]).

FC Porto: De novo no Olival a pensar no Casa Pia

O plantel principal do FC Porto tornou, na manhã desta sexta-feira, a trabalhar no Olival. Os Dragões deram seguimento à preparação da 30.ª jornada da Liga, em que vão defrontar o Casa Pia em Rio Maior (domingo, 18h00, Sport TV).