Fundo Petrolífero de Timor-Leste ultrapassa 11 mil milhões de euros

| Mundo
Porto Canal / Agências

Díli, 21 mai (Lusa) - O Fundo Petrolífero de Timor-Leste atingiu em março de 2014 o valor de 15,7 mil milhões de dólares (11,4 mil milhões de euros), segundo um relatório hoje divulgado pelo Banco Central timorense.

No final de 2013, o Fundo Petrolífero timorense era de 14,9 mil milhões de euros (10,8 mil milhões de euros).

O relatório, referente ao período entre janeiro e março de 2014, refere que as entradas brutas de capital durante o primeiro trimestre deste ano foram de 543,65 milhões de dólares (cerca de 396 milhões de euros), dos quais 231,18 milhões (cerca de 168 milhões de euros) em contribuições e 312 milhões (cerca de 228 milhões de euros) em pagamentos de 'royalties' (privilégios) provenientes da Autoridade Nacional de Petróleo.

"O rendimento dos investimentos do Fundo foi de 179,82 milhões de USD (131,2 milhões de euros), dos quais 87,38 milhões (63,7 milhões de euros) sob a forma de recebimentos do dividendo e de juros e 92,44 milhões (67,4 milhões de euros) resultado das alterações do valor de mercados dos títulos detidos", refere o relatório.

Segundo o documento, o resultado foi um retorno para a carteira de títulos do Fundo de 1,15 por cento, enquanto o do "benchmark" para o mesmo período foi de 1,16 por cento.

Criado em agosto de 2005, o Fundo Petrolífero de Timor acolhe as receitas do Estado proveniente da exploração dos recursos petrolíferos.

As receitas do fundo são depois investidas em ativos financeiros no exterior e as únicas saídas de dinheiro previstas são para o Orçamento do Estado, mas têm de ser aprovadas pelo parlamento.

A gestão global do fundo é feita pelo Governo, através do Ministério das Finanças, e a gestão operativa pelo Banco Central do país.

MSE // FV.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Depois dos telemóveis, Xiaomi lança oficialmente o seu primeiro veículo elétrico

O grupo chinês Xiaomi, que há anos prepara a entrada no setor automóvel, lançou esta quinta-feira o seu primeiro carro elétrico na China, onde se trava uma intensa guerra de preços entre dezenas de fabricantes.

EUA. Cão-polícia robô foi baleado várias vezes e elogiado por evitar tragédia

Um cão robô foi elogiado pela polícia estadual de Massachusetts, nos Estados Unidos, por ter ajudado a evitar uma tragédia que envolveu uma pessoa barricada numa casa e que efetuou disparos com uma arma automática.

Reconstrução de ponte que desabou nos Estados Unidos "não será rápida, fácil ou barata"

As autoridades norte-americanas reconheceram esta quarta-feira que a reconstrução da ponte de Baltimore que desabou na madrugada de terça-feira após o embate de um navio cargueiro "não será rápida, fácil ou barata" e apontaram como prioridade a reabertura do tráfego fluvial