ONU disposta a reforçar ajuda de emergência aos Balcãs devido às inundações

| Mundo
Porto Canal / Agências

Nações Unidas, 21 mai (Lusa) -- O secretário-geral da ONU, Ban ki-moon, afirmou-se na terça-feira preocupado com o "impacto devastador" das inundações nos Balcãs e ofereceu mais ajuda de emergência aos países afetados.

A ONU, disse em comunicado, está pronta para "mobilizar mais apoio humanitário se for necessário" para aliviar a situação das populações da região.

Ban Ki-moon lembrou que as inundações são as piores dos últimos 100 anos e que já provocaram mais de 50 mortos, obrigando mais de 70.000 pessoas da Bósnia-Herzegovina, Sérvia e Croácia a deixarem as suas casas.

"As Nações Unidas e os parceiros humanitários estão a trabalhar com as autoridades nacionais, apoiando os esforços de coordenação e avaliação e dando ajuda e equipamentos, incluindo unidades de depuração de água, equipamentos de higiene e outro material de emergência", assinalou o secretário-geral.

O Programa Alimentar Mundial iniciou as operações de emergência na zona afetada 36 horas depois do início das inundações com o envio de equipas para a Sérvia.

Com o apoio da Itália e da Noruega aviões transportaram para os locais afetados materiais como geradores, tanques de água e equipamentos para depurar a água. À Bósnia já chegaram tendas e depuradores de água e em breve partirá um avião do Dubai, transportando alimentos.

FP // NS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.