Centro histórico de Viana do Castelo ganha duas novas ruas em Junho

| Política
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 20 mai (Lusa) - O centro histórico de Viana do Castelo ganha, em junho, duas novas artérias, num investimento público e privado superior a 450 mil euros, anunciou à Lusa o vereador com o pelouro do urbanismo da Câmara Municipal.

De acordo com Luís Nobre, a rua Pedro Homem de Melo abre ao trânsito dia 07 de junho, para servir o primeiro hotel português dedicado ao chocolate em Portugal, a inaugurar na véspera.

A nova artéria surge nas traseiras da antiga fábrica de chocolates Avianense, transformada em hotel temático dedicado ao chocolate, e representou um investimento público superior a 300 mil euros.

Numa homenagem ao poeta português que viveu em Viana do Castelo, aquela via tem 100 metros de extensão e 3,5 metros de largura.

O trânsito circulará em sentido único, Poente/Nascente e constituirá um novo acesso, a partir da ponte Eiffel, ao centro da cidade.

Para a sua construção a Câmara tinha já avançado com a negociação amigável para a aquisição de dois terrenos e duas habitações, além de parte de uma área ocupada pela antiga fábrica de chocolates Avianense.

O negócio custou 520 mil euros e no primeiro semestre de 2009 foram feitas as demolições, que criaram um canal, este ano, foi transformado em rua.

Também a 07 de junho, num investimento de 150 mil euros do promotor da nova unidade hoteleira, abre o segundo novo arruamento do centro histórico.

Trata-se de uma via com 71 metros de comprimento, de sentido único, sul/norte, ainda sem designação toponímica. Esta rua ligará a rua do Gontim, onde está instalado o hotel "Fábrica do Chocolate", à rua Pedro Homem de Melo.

Em fase de projeto, adiantou o vereador do urbanismo da autarquia, está um terceiro arruamento que ligará a rua Pedro Homem de Melo à rua da Bandeira, onde está situado o Palácio de "Belinho", edifício de arquitetura civil do século XVIII, antigas instalações do extinto Governo Civil de Viana do Castelo.

Segundo Luís Nobre, a empreitada para a construção desta nova via poderá ser lançada a concurso ainda este ano.

ABYC (PVJ) // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Política

"Aqui não há enganos, nem votos enganados". Joana Amaral Dias é a candidata do ADN às eleições europeias

A antiga deputada Joana Amaral Dias vai ser a cabeça de lista do partido Alternativa Democrática Nacional (ADN) às eleições europeias de 09 de junho, com o objetivo de conseguir pelo menos um mandato no Parlamento Europeu.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".