PPM considera o euro "hipervalorizada" e "refém" da economia alemã

| Política
Porto Canal / Agências

Porto, 20 mai (Lusa) -- O cabeça de lista do Partido Popular Monárquico (PPM) às europeias, Nuno Correia da Silva, considerou hoje o euro uma moeda "inimiga" das economias, "hipervalorizada" e "refém" da economia alemã, levando Portugal a perder competitividade.

"Portugal hoje não tem uma política monetária, não pode emitir moeda, não pode definir o valor da sua moeda e não pode usar o valor da sua moeda para ganhar competitividade internacional e tudo isto decorre de haver uma moeda única", afirmou o candidato numa ação de campanha no Mercado do Bolhão, no Porto.

Nuno Correia da Silva considerou que o euro deve ser aplicado nas suas desvantagens e vantagens porque, atualmente, esta moeda sacrifica todos os Estados da zona euro em benefício da Alemanha.

Entre floristas e peixeiras, o candidato do PPM, acompanhado pelo fadista Gonçalo da Câmara Pereira, lembrava que a Europa atual é "egoísta", transformando-se num "gigante burocrático".

O candidato do PPM disse que a ideia que deram do país, afirmando que os portugueses trabalham pouco, foi "injusta e muito cruel".

"Somos o povo que mais horas trabalha por semana na Europa", realçou.

Acompanhado por uma comitiva de dez pessoas, Nuno Correia da Silva ia distribuindo panfletos e apelando ao voto no PPM, alegando ser o partido das alternativas.

"É muito importante que os portugueses acreditem, não desistam, não se resignem e votem", declarou.

Ouvindo queixas sobre o estado de degradação do Mercado do Bolhão, Nuno Correia da Silva ia reafirmando que o voto no PPM, a 25 de maio, era de "mudança e solução".

O cabeça de lista do PPM lembrou que defende a criação de um fundo para a reestruturação das dívidas das famílias e de uma pensão social europeia.

"É urgente criar uma Europa social e fiel aos seus fundadores", entendeu.

SYF // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.