Assis pede "juízo" a Rangel e diz que Portas está a "tentar fugir ao debate"

| Política
Porto Canal / Agências

São João da Madeira, 20 mai (Lusa) - O "número um" do PS às europeias pediu hoje "juízo" a Paulo Rangel, cabeça de lista da coligação PSD/CDS-PP, e acusou o vice-primeiro-ministro e líder do CDS, Paulo Portas, de "tentar fugir ao debate" político do presente e futuro.

"Estamos a poucos dias do final desta campanha eleitoral. Acho que o Dr. Paulo Rangel, muito francamente, deve ter juízo, porque ele passou esta campanha eleitoral a desferir permanentes ataques, em termos absolutamente inadmissíveis, ao PS", disse Francisco Assis.

O candidato do PS falava depois de Paulo Rangel ter dito que aguarda uma "retratação" por parte do PS sobre declarações de Manuel Alegre na segunda-feira, considerando o social-democrata que o histórico socialista o associou ao regime nazi.

À margem de uma visita em São João da Madeira à Helsar, unidade de produção de calçado, Assis foi também questionado sobre declarações desta manhã de Paulo Portas, que pediu aos eleitores para usarem "democraticamente o direito à indignação" contra a "glorificação de José Sócrates".

Para o cabeça de lista do PS ao Parlamento Europeu, Paulo Portas "está a tentar fugir ao debate do presente e do futuro" e a tentar centrar a discussão política num "debate que poderia ter feito sentido há cinco anos, mas não faz sentido nenhum neste momento".

Assis definiu Paulo Portas como "provavelmente" o "maior mestre do ilusionismo político da história da democracia portuguesa" e lembrou que o centrista é "personalidade da maior relevância" do atual Governo.

"O que vai estar em causa, também, não vai ser só isso, mas também vai estar em causa no próximo domingo, é precisamente uma avaliação dos resultados da ação desse Governo. Tudo o resto é puro ilusionismo político, mas o Dr. Paulo Portas foi sempre assim. Não é uma coisa que me surpreenda (...). Quando está confrontado com dificuldades procura tirar um coelho da cartola. Neste caso o coelho que está mais à disposição não está em grandes condições, e por isso vem com estas considerações", acrescentou o socialista.

Francisco Assis sublinhou perante os jornalistas que tem feito uma campanha onde fala da Europa e de Portugal, apresentando a visão dos socialistas sobre o projeto europeu em diferentes áreas políticas.

"Queremos discutir a Europa e queremos discutir Portugal na Europa", reforçou, embora admita que não pode deixar de reagir "quando os candidatos da direita dirigem ao PS acusações verdadeiramente insultuosas".

Na visita à Helsar, Assis esteve acompanhado por Elisa Ferreira, número quatro da lista ao Parlamento Europeu, e pelos deputados socialistas Pedro Nuno Santos, Filipe Neto Brandão e Sérgio Sousa Pinto.

PPF // PGF

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Marcelo defende que não fez apreciações ofensivas e que Montenegro "vai surpreender"

O Presidente da República confirmou esta quarta-feira as afirmações que lhe foram atribuídas num jantar com jornalistas estrangeiros na terça-feira, considerou que não fez apreciações ofensivas e que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, "vai surpreender".

PSD/Matosinhos visa responsáveis sobre funcionário suspeito de agressão sexual a menores 

O PSD/Matosinhos exigiu esta quarta-feira em comunicado o apuramento da entidade responsável pela contratação e verificação de antecedentes criminais de um funcionário suspeito de molestar cinco menores numa escola primária local, entre setembro de 2020 e abril de 2021.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.