Confederações patronais unem-se e desafiam Governo a dar "novo rumo" a Portugal

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 24 jun (Lusa) - As confederações patronais apresentaram-se hoje unidas por um compromisso para o crescimento económico, desafiando o Governo para dar "um novo rumo para Portugal".

O compromisso foi assinado pela confederação dos agricultores (CAP), do comércio e serviços (CCP), do turismo (CTP) e pela Confederação Empresarial de Portugal (CIP).

"De uma vez por todas há que ter a coragem de o assumir e a ousadia de não insistir numa receita que não é uma solução para Portugal e cuja continuidade nos pode levar para um caminho sem retorno. É preciso coragem e humildade para reconhecer que precisamos de alterar o rumo", referiram os signatários deste compromisso hoje apresentado em conferência de imprensa.

De acordo com o presidente da CIP, António Saraiva, esta iniciativa surgiu, nomeadamente, porque as confederações patronais consideram que o Governo está "a usar mal" uma boa ferramenta que é a Concertação Social.

Entre as medidas que consideram urgentes que Portugal venha a adotar, as quatro confederações patronais referem a necessidade de um "alívio fiscal" que será "determinante para a retoma do investimentos das empresas, para a recuperação do emprego e do consumo das famílias".

"O assim que for possível" do Governo, segundo o presidente da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP), João Vieira Lopes, "não é suficiente".

"Queremos propostas mais concretas e datadas", sublinhou.

ICO // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Programa do governo será debatido no dia 11 e 12 de abril

A Assembleia da República vai debater o programa do XXIV Governo Constitucional a 11 e 12 de abril, documento que será entregue no dia 10, foi esta quinta-feira anunciado pelo presidente do parlamento.

Montenegro apresenta a composição do novo Governo esta tarde

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, vai ser recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, às 18h00, numa audiência em que deverá apresentar o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.