27ª Cimeira luso-espanhola dia 4 de Junho em Vidago centrada no emprego e energia

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 20 mai (Lusa) - A 27.ª edição da cimeira luso-espanhola realiza-se a 4 de junho em Vidago, prevendo-se reuniões setoriais sobre energia, emprego e saúde e uma declaração conjunta que incidirá também na "recuperação económica".

De acordo com fonte oficial, o programa provisório da cimeira, que se realiza no dia 4 de junho em Vidago, Chaves, prevê o início dos trabalhos às 9:00 com reuniões setoriais, uma reunião plenária e uma conferência de imprensa dos chefes de governo português, Pedro Passos Coelho, e espanhol, Mariano Rajoy.

Entre as reuniões setoriais, está previsto um encontro sobre Economia e Transportes com o ministro português da Economia, António Pires de Lima, e os ministros espanhóis do Fomento, Ana Pastor Júlian, e da Indústria e Turismo, Jose Manuel Lopéz.

Para além de Pires de Lima, vão participar em reuniões setoriais os ministros portugueses da Saúde, Paulo Macedo, do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Moreira da Silva, Solidariedade, Emprego e Segurança Social, Pedro Mota Soares, e da Administração Interna, Miguel Macedo, que se reunirão com os respetivos homólogos espanhóis.

Segundo a mesma fonte, no final dos trabalhos haverá uma "curta declaração conjunta" sobre os "desafios que ambos os países e a Europa enfrentam", em particular o emprego e a recuperação económica.

Os trabalhos da 27.ª cimeira entre os dois países começam com uma reunião do Conselho Luso-Espanhol de Segurança e Defesa. Em paralelo vai decorrer um encontro empresarial.

SF // SMA

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.