PM tem de dizer de forma "taxativa" que não privatizará CGD - Líder PS/Aveiro

| Política
Porto Canal / Agências

Aveiro, 20 mai (Lusa) - O presidente da Federação Distrital de Aveiro do PS, Pedro Nuno Santos, instou hoje o primeiro-ministro a dizer de forma "clara" e "taxativa" que não privatizará a Caixa Geral de Depósitos (CGD).

"O primeiro-ministro tem de dizer de forma clara, taxativa, que não privatizará a CGD. O povo português não deixará passar esta privatização. E é importante ainda, que até dia 25 [dia das eleições europeias], o primeiro-ministro deixe de forma clara e taxativa que não está no horizonte do atual Governo privatizar a CGD", declarou Pedro Nuno Santos num almoço comício em Aveiro.

O dirigente e deputado socialista comentava a notícia hoje avançada pelo Correio da Manhã, onde os trabalhadores da CGD acusavam o executivo de já ter deliberado sobre a privatização do banco, notícia essa que, entretanto, reconheceu Pedro Nuno Santos, foi desmentida pelo ministério de Finanças, o que, advoga o parlamentar do PS, "não chega".

"A CGD é talvez uma das mais importantes empresas sob controlo público. Sabemos bem hoje a responsabilidade do sistema financeiro na crise dura que vivemos no mundo, na Europa, e em particular em Portugal. A pior coisa que poderíamos fazer nesta altura era privatizarmos a CGD", sustentou o socialista, reiterando o pedido a Pedro Passos Coelho para se pronunciar sobre a matéria.

A dívida pública, advoga Pedro Nuno Santos, "é a desculpa para que PSD e CDS possam impor ao país a retirada do Estado das principais funções sociais, mas também de empresas importantíssimas" para a nossa economia e democracia de Portugal, como, diz é o caso da CGD.

No almoço comício em Aveiro marcaram presença o cabeça de lista às europeias, Francisco Assis, vários deputados à Assembleia da República e também Elisa Ferreira, número quatro na lista do PS ao Parlamento Europeu.

Elisa Ferreira sublinhou a diferença "enorme" no hemiciclo europeu entre a esquerda e a direita, dando um exemplo aos presentes: "o combate que nós, socialistas europeus, fizemos contra a 'troika', foi permanente. Nós lutámos para que a 'troika' fosse questionada na sua base legal. A 'troika' é ilegal", disse.

Para a atual eurodeputada e novamente candidata ao Parlamento Europeu, "há uma alternativa na Europa" contra a "dominação ideológica" que percorre o continente.

"Estar ausente da discussão, não votar, é encolher os ombros. É dizer «deixa andar». Mas votar nos partidos de extrema esquerda ou de extrema direita é dizer «desistimos da Europa, vamos desconstruir a Europa, voltar às nações, e ver-se-á como as coisas acontecem»", alertou, apelando ao voto no PS.

PPF // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Montenegro tem "comportamentos rurais" e Costa é "lento por ser oriental", aponta Marcelo 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sublinhou que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, tem "comportamentos rurais" e que o seu antecessor, António Costa, é "lento por ser oriental". As declarações foram proferidas, na noite desta terça-feira, durante um jantar com jornalistas estrangeiros. 

Marcelo defende que não fez apreciações ofensivas e que Montenegro "vai surpreender"

O Presidente da República confirmou esta quarta-feira as afirmações que lhe foram atribuídas num jantar com jornalistas estrangeiros na terça-feira, considerou que não fez apreciações ofensivas e que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, "vai surpreender".

Chega, BE e PCP contra direção executiva do SNS. PS e Livre querem explicações

Chega, BE e PCP manifestaram-se esta quarta-feira contra a existência da direção executiva do SNS, com a IL a defender que não deve ser extinta, enquanto PS e Livre pediram mais explicações ao Governo.