Rangel diz esperar que Seguro e Assis se retratem pelas declarações de Alegre

| Política
Porto Canal / Agências

Gafanha da Nazaré, Ílhavo, 20 mai (Lusa) - O cabeça de lista da Aliança Portugal, Paulo Rangel, repudiou hoje as declarações de Manuel Alegre, considerando que o histórico socialista o associou ao regime nazi, e disse aguardar por uma "retratação" por parte do PS.

"Eu vou esperar ao longo deste dia uma retratação por parte de Francisco Assis e de António José Seguro, porque eu quero saber se eles subscrevem ou não a ideia de que eu, Paulo Rangel, cabeça de lista da Aliança Portugal, tenho alguma associação a algum partido nazi ou alguma prática de um regime nazi", afirmou Paulo Rangel.

Falando aos jornalistas na Gafanha da Nazaré, Ílhavo, o "número um" da coligação PSD/CDS-PP afirmou que, "em qualquer país da Europa", declarações como as de Manuel Alegre na segunda-feira dariam origem "a um pedido de desculpas imediato por parte do Partido Socialista, por parte de António José Seguro e por parte de Francisco Assis".

"Se eles não se retratarem, dão toda a ideia do que pensam da democracia em Portugal", declarou.

O ex-candidato presidencial Manuel Alegre acusou na segunda-feira Paulo Rangel de ofender a democracia, "espírito inquisitorial" - ao dizer que cada voto na Aliança Portugal é um voto "contra o vírus socialista" - e de lembrar quem considerou os judeus "um vírus".

"Mas revelou também uma enorme falta de memória histórica, porque há umas dezenas de anos, na Europa, houve um partido [Nacional Socialista] que disse que os judeus eram um vírus que era preciso exterminar. O PS não é um vírus mas um grande partido da democracia e da tolerância. Os seus fundadores estiveram presos e depois do 25 de Abril de 1974 não se transformaram de perseguidos em perseguidores - e essa é a nossa superioridade moral", afirmou Manuel Alegre.

ACL // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.