Portas pede que eleitores se indignem contra "glorificação de José Sócrates"

Portas pede que eleitores se indignem contra "glorificação de José Sócrates"
| Política
Porto Canal

O presidente do CDS-PP e vice-primeiro-ministro apelou hoje aos eleitores para usarem "democraticamente o direito à indignação" contra a "glorificação de José Sócrates", que, ao ser "levado em ombros pelo PS", mostra que os socialistas não fizeram "autocrítica".

"Usem democraticamente o direito à indignação. O que é que isso quer dizer? Domingo não fiquem em casa, vão votar serenamente e travem o caminho desta glorificação de José Sócrates", afirmou Paulo Portas aos jornalistas.

No final de uma visita da Aliança Portugal a uma fábrica de transformação de bacalhau na Gafanha da Nazaré, concelho de Ílhavo, o presidente centrista disse que a campanha, não por vontade da coligação, "fica um pouco marcada" por aquilo a que chamou "o fator Sócrates".

"Eu apelo aos eleitores para pensarem bem quando virem José Sócrates, o homem que chamou a 'troika', o homem que assinou o memorando, o homem que nos levou ao precipício financeiro e que nos custou toda esta austeridade, na próxima sexta-feira, ser levado em ombros pelo PS. Pensem bem", pediu.

Paulo Portas dirigiu-se "aos eleitores do PSD e do CDS-PP que porventura tinham algum desânimo com razoes legítimas de insatisfação" para usarem desse "direito à indignação" relativamente ao ex-primeiro-ministro socialista que trouxe a Portugal uma situação de "dependência do exterior" e "três anos de sacrifício".

"Relativamente a eleitores socialistas, que são gente decente, que pensa pela sua cabeça, eu queria também deixar uma palavra: Uma coisa era o PS chegar aos portugueses e dizer 'nós sabemos o que se passou em 2011, nós refletimos sobre isso, nós retificámos, sabemos que cometemos erros e que esses erros custaram muito às pessoas, mas fizemos a revisão da matéria dada e a autocrítica e, por isso, comprometemo-nos a não repetir esses erros'.

"Para isso, António José Seguro tinha que o dizer e não podia trazer para a campanha o autor do precipício e do resgate financeiro, o homem que chamou a 'troika', o homem que assinou o memorando, e o responsável por estes três anos de austeridade", disse.

Para o vice-primeiro-ministro, "José Sócrates ao lado de António José Seguro quer dizer que o PS em 2014 é igual ao de 2011", demonstrando que os socialistas ainda não foram capazes de um "ato de humildade relativamente ao que aconteceu em 2011".

+ notícias: Política

"Aqui não há enganos, nem votos enganados". Joana Amaral Dias é a candidata do ADN às eleições europeias

A antiga deputada Joana Amaral Dias vai ser a cabeça de lista do partido Alternativa Democrática Nacional (ADN) às eleições europeias de 09 de junho, com o objetivo de conseguir pelo menos um mandato no Parlamento Europeu.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".