UE deve acolher mais imigração de forma disciplinada - Rangel

| Política
Porto Canal / Agências

Aveiro, 20 mai (Lusa) - O cabeça de lista da coligação PSD/CDS-PP às eleições europeias, Paulo Rangel, defendeu hoje que a União Europeia deve acolher mais imigração, de forma disciplinada, como uma das formas de combater o envelhecimento da sua população.

"A questão demográfica tem de se resolver de duas maneiras: acolhendo mais imigração, embora de uma forma disciplinada e de uma forma que permita às pessoas terem dignidade quando estão na Europa, e por outro lado promovendo a natalidade", declarou Paulo Rangel, durante um encontro com jovens da Escola Profissional de Aveiro, a quem pediu que se empenhem no projeto da União Europeia para "manter a paz" no continente europeu.

Ainda a respeito da demografia, o social-democrata referiu que é favor da afetação de fundos europeus a "um programa para apoio à natalidade" inspirado nos países nórdicos, mas considerou: "Uma coisa que é certa, não é só com a natalidade que nós vamos resolver o problema demográfica e, portanto, nós temos de ter claramente uma grande abertura às migrações e à imigração para a Europa".

"Temos de ter, de facto, políticas para acolher os imigrantes, para os integrar, porque, para que a população da Europa se rejuvenesça e para que a Europa possa ser um espaço de prosperidade, uma economia forte, nós precisamos de gente que venha dos quatro cantos do globo ajudar a construir este projeto", reforçou.

Antes, Paulo Rangel mencionou que, apesar de tudo, "a Europa continua a ser o continente que mais gente acolhe em termos de imigração" e sustentou que a União Europeia não tem "capacidade para acolher e integrar todos bem" e tem de rejeitar a entrada de algumas pessoas.

"Eu acho que nós temos de desenvolver uma política de imigração um pouco como têm os Estados Unidos, ou seja, vamos ter mesmo de ter regras em que as pessoas de países terceiros entram, são acolhidas, integradas, mas evidentemente outras terão de ser rejeitadas", disse.

No que respeita ao acolhimento dos imigrantes, manifestou-se crítico da atual situação, qualificando de "uma vergonha para os valores da Europa" o que se passa em Lampedusa ou em Malta.

Na sua intervenção inicial, Paulo Rangel fez uma exposição sobre a história da Europa e as suas sucessivas guerras e definiu a União Europeia como "um projeto de paz", que poupou gerações às "consequências devastadoras" da guerra.

"Este é o objetivo principal, esta é a missão principal da União Europeia", afirmou, pedindo aos jovens da assistência que "trabalhem na União Europeia para manter a paz, porque a paz nunca está garantida".

IEL // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.