Presidente da Turismo do Porto e Norte garante delegação no Douro

| Norte
Porto Canal / Agências

Vila Real, 24 jun (Lusa) - O presidente da Turismo do Porto e Norte garantiu hoje que vai criar uma delegação no Douro, apesar de não estar prevista na nova lei, e que pretende encontrar soluções para os funcionários do extinto polo duriense.

A nova lei das Entidades Regionais de Turismo, que entrou em vigor no dia 17 de maio, funde a Turismo do Douro, sediada em Vila Real, na Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP).

Este diploma não prevê a criação de uma delegação no Douro. No entanto, questionado pelos jornalistas, o presidente da TPNP, Melchior Moreira, assumiu a criação de uma delegação com sede no distrito de Vila Real.

"Haverá uma [delegação], como eu sempre disse independentemente da lei, delegação no Douro da TPNP, com essa marca Douro", afirmou.

Melchior Moreira referiu que a escolha da localização exata não será imposta, mas escolhida pelos autarcas da Comunidade Intermunicipal do Douro (CIMDouro).

Ao Douro ficará também associado, segundo o responsável, o "produto estratégico" enoturismo, gastronomia e vinhos.

"Achamos que ficará muito bem acoplar ao Douro a sede da região norte para o produto gastronomia e vinhos", salientou.

A nova lei prevê que os funcionários possam transitar para o regime de mobilidade. Dos 13 funcionários atuais da Turismo do Douro, cinco trabalham nos postos de turismo.

"Não quero despedir ninguém. Sempre disse isso. Neste momento não conheço qual é a realidade do polo do Douro em termos de recursos humanos, em termos de responsabilidades financeiras", referiu Melchior Moreira.

O responsável referiu que, logo após as eleições para a TPNP e, se for eleito, procurará inteirar-se da realidade.

"Nessa altura serei confrontado com essa situação, mas aquilo que quero é descansar os funcionários da Turismo do Douro que o presidente não terá qualquer ideia aqui de despedir funcionários. Tentarei encontrar soluções que viabilizem a vida pessoal das pessoas", frisou.

As eleições serão convocadas, segundo Melchior Moreira, depois da homologação dos novos estatutos por parte do secretário de Estado do Turismo.

Após o ato eleitoral, o presidente eleito da TPNP tem 30 dias para apresentar um plano de reestruturação do organismo.

A extinção do polo do Douro foi muito contestado localmente, com o PS a acusar o Governo de promover "um retrocesso histórico" no turismo duriense.

No entanto, Melchior Moreira disse que sempre foi "defensor de uma maior escala na região".

"O Douro é de facto uma marca fortíssima em termos nacionais e internacionais, mas não basta ter hoje uma marca forte, é preciso ter um verdadeiro destino turístico e eu acho que o Douro ainda não é um verdadeiro destino turístico", sustentou.

Com esta integração, estando o Porto e o Douro juntos, o responsável acredita que se vai, precisamente, criar "um verdadeiro destino turístico" na mais antiga região demarcada e regulamentada do mundo, que é Património Mundial da UNESCO desde 2001.

PLI // SB

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Homem fica preso entre camião e muro em Viana do Castelo

Um acidente de trabalho fez uma vítima, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo.

Atualização do estado da vítima do acidente em trabalho em Viana do Castelo

Um acidente de trabalho que provocou um atropelamento, fez uma vítima grave, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo.

Homem morre após acidente de trator em Viseu

Um homem, perdeu a vida na sequência de um acidente com um trator, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São João de Lourosa, em Viseu, adiantou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Viseu Dão Lafões, em Viseu.