Lei marcial não deve "destruir a democracia" na Tailândia - Thaksin Shinawatra

| Mundo
Porto Canal / Agências

Banguecoque, 20 mai (Lusa) -- O antigo primeiro-ministro tailandês, Thaksin Shinawatra, no exílio desde que o golpe de Estado de 2006, espera que a lei marcial imposta na Tailândia "não destrua a democracia".

"Eu espero que nenhuma das partes viole os direitos do homem nem destrua a democracia", disse hoje Thaksin Shinawatra, na sua conta oficial do Twitter, numa rara declaração sobre a crise.

O exército da Tailândia declarou hoje a lei marcial no país, ressalvando que "não se trata de um golpe de Estado", visando antes restaurar a ordem, depois de meses de protestos antigovernamentais, que causaram 28 mortos e centenas de feridos.

O governo de Banguecoque comunicou que, apesar de não ter sido consultado antes do anúncio por parte dos militares, ainda se mantinha em funções.

O comandante do exército tailandês, que proclamou a lei marcial, declarou hoje a censura dos meios de comunicação social, no interesse da "segurança nacional", segundo uma declaração transmitida em todas as estações de televisão e rádio.

A Tailândia vive uma grave crise desde o golpe militar que, em 2006, derrubou Thaksin, antigo primeiro-ministro e irmão da também ex-chefe do Governo, Yingluck Shinawatra.

Thaksin Shinawatra é alvo de contestação por parte dos manifestantes da oposição.

No poder entre 2001 e 2006, Thaksin Shinawatra reagrupou como seus apoiantes as populações rurais do norte e do nordeste do país.

FV (TDI/DM/NL) // FV.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.