Washington adverte que lei marcial na Tailândia tem de ser "temporária"

| Mundo
Porto Canal / Agências

Washington, 20 mai (Lusa) -- Washington manifestou hoje a sua preocupação relativamente à crise que se vive na Tailândia, advertindo que a imposição de lei marcial pelo exército tem de ser temporária e não pode minar a democracia.

Os Estados Unidos estão preocupados com a crise política que se vive na Tailândia e instam "todas as partes a respeitarem os princípios democráticos, incluindo o respeito pela liberdade de expressão", afirmou a porta-voz do Departamento de Estado, Jen Psaki, em comunicado.

O exército da Tailândia declarou hoje a lei marcial no país, ressalvando que "não se trata de um golpe de Estado", visando antes restaurar a ordem, depois de meses de protestos antigovernamentais, que causaram 28 mortos e centenas de feridos.

O governo de Banguecoque comunicou que, apesar de não ter sido consultado antes do anúncio por parte dos militares, ainda se mantinha em funções.

O comandante do exército tailandês, que proclamou a lei marcial, declarou hoje a censura dos meios de comunicação social, no interesse da "segurança nacional", segundo uma declaração transmitida em todas as estações de televisão e rádio.

O exército "proíbe todos os meios de comunicação de divulgarem ou distribuírem quaisquer informações ou fotografias prejudiciais à segurança nacional", disse o general Prayut Chan-O-Cha na declaração.

Pouco tempo depois, o exército anunciou a suspensão da transmissão por parte de dez canais televisivos, por terem ligações partidárias, face ao risco de "deturparem a informação e de agravarem o conflito"

Foram suspensos "de modo a que as pessoas possam obter informações corretas e não distorcidas, passiveis de agravar o conflito", segundo a ordem escrita emitida em simultâneo em todos os canais de televisão.

Na semana passada, a Comissão Eleitoral da Tailândia pediu o adiamento das eleições legislativas, previstas para 20 de julho, por causa dos violentos protestos que continuam a assolar o país.

O líder dos protestos, Suthep Thaugsuban, que foi vice-primeiro-ministro no governo do Partido Democrata, entre 2008 e 2011, instou o Senado e o Supremo Tribunal a nomearem um novo chefe de governo, depois de o Constitucional ter forçado a saída de Yingluck Shinawatra e de nove ministros, ao considerar que a ex-líder do governo abusou da sua posição na nomeação de um alto funcionário.

Os manifestantes exigem que, antes da realização de novas eleições, seja colocada em marcha uma reforma do sistema político, que entendem ser corrupto e estar ao serviço dos interesses do ex-primeiro-ministro Thaksin Shinawatra, irmão mais velho de Yingluck, que foi condenado, em 2008, a uma pena de dois anos de cadeia por corrupção, e que vive no exílio.

Entretanto, os chamados "camisas vermelhas", que reúnem os partidários do Governo e a organização civil Frente Unida para a Democracia e contra a Ditadura, ameaçaram iniciar uma guerra civil se lhes forem retirados os seus direitos democráticos.

A Tailândia vive uma grave crise desde o golpe militar que, em 2006, derrubou Thaksin.

DM (TDI/NL/FV) // FV.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Entra no mar em Espanha para resgatar jovem e morrem os dois 

Quatro pessoas morreram depois de terem caído ao mar em três acidentes nas costas atlântica e mediterrânica de Espanha, disseram os serviços de emergência espanhóis. As mortes ocorreram quando as autoridades espanholas emitiram avisos de ventos fortes e chuvas generalizadas em muitas partes do país.

Xiaomi vendeu 50 mil carros elétricos em 27 minutos

A tecnológica chinesa Xiaomi anunciou esta sexta-feira a venda dos primeiros 50 mil veículos elétricos 27 minutos depois do lançamento oficial do "desportivo de alto desempenho e tecnologia verde", com o qual se estreou no setor.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.