Paulo Bento espera contar com o "melhor" Ronaldo

Paulo Bento espera contar com o "melhor" Ronaldo
| Mundial 2014
Porto Canal / Agências

O selecionador português de futebol, Paulo Bento, espera poder contar com o "melhor" Cristiano Ronaldo no Mundial2014, para o qual leva os jogadores com mais "vontade, determinação e espírito sacrifício" de enfrentarem as "adversidades" no Brasil.

Durante a conferência de imprensa em que anunciou a lista de 23 convocados para a fase final, na sede da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Paulo Bento explicou também porque "acredita" mais em Nani do que em Ricardo Quaresma, um dos sete jogadores descartados da pré-convocatória inicial.

"Temos algumas informações e após o jogo do próximo sábado veremos como acaba a temporada para o avaliar e, a partir de aí, traçar um plano para que possa aparecer da melhor maneira num momento fundamental, que será o início do Campeonato do Mundo", observou o selecionador nacional.

Cristiano Ronaldo falhou os últimos jogos do Real Madrid, com o objetivo de recuperar ao máximo das lesões musculares para a final da Liga dos Campeões, frente ao rival Atlético de Madrid, no sábado, no Estádio da Luz, em Lisboa.

Paulo Bento sabe que "qualquer equipa será sempre mais forte contando com um jogador como Ronaldo" e já antecipa um plano de recuperação para o melhor futebolista mundial em 2013, que sirva "os interesses do jogador e da seleção nacional".

"Não se pode comparar Ronaldo com qualquer outro jogador", resumiu o treinador, em referência à importância que o "capitão" e melhor marcador da seleção nacional, com 49 golos, assume para a equipa das quinas.

Ricardo Quaresma foi o nome mais sonante descartado do lote de 30 pré-convocados, mas Paulo Bento lembrou que o extremo do FC Porto esteve "um ano e meio sem competir", apesar de "em dois meses toda a gente acreditar que tem condições" para ir ao Mundial.

"Se o Nani não jogou apenas durante três meses, porque é que não posso acreditar que não pode ser útil, como já foi em 2012 [no Campeonato da Europa] e na fase de qualificação" para o Mundial2014, questionou.

Já a ausência de Danny, que nem sequer integrou os pré-selecionados, foi explicada pelo técnico com mais contundência: "É preferível levar jogadores que nós saibamos que vão ter uma vontade, determinação e espírito de sacrifício durante este tempo longo que vamos estar juntos".

"Os quatro extremos são os que me dão mais garantias em termos técnicos, táticos, físicos e emocionais e tenho a certeza que, em momentos de grande adversidade, estarão sempre com o objetivo de se comprometem com a equipa e isso é algo importante nas minhas escolhas", justificou.

Além de Quaresma, "caíram" também da lista inicial o guarda-redes Anthony Lopes, os defesas Antunes e Rolando, os médios André Gomes e João Mário e o avançado Ivan Cavaleiro, com Paulo bento a manter, com alguma surpresa, os avançados Éder e Rafa.

"Todas as decisões de deixar jogadores de fora são sempre difíceis", assinalou Paulo Bento, explicando que a polivalência foi o maior trunfo de alguns dos eleitos, como Rafa, que pode jogar "em qualquer dos corredores e a médio ofensivo, como 'número 10'".

Além de Ronaldo e Nani também é motivo de preocupação a condição física do ponta--de-lança Hélder Postiga, segundo melhor marcador de Portugal na fase de qualificação, com seis golos, mas Paulo Bento lembrou que haverá "um período de trabalho bastante largo para poder colocar os jogadores a bom nível".

"É natural que alguns jogadores cheguem mais fatigados não só do ponto de vista físico, mas também emocional. O que se pode tornar mais importante será a capacidade mental para gerir situações em que teremos de nos adaptar", notou.

Paulo Bento frisou que não é "imune à crítica" e deixou uma palavra aos jogadores que ficaram de fora da convocatória final, assinalando que passará por alguns deles a "renovação tranquila" da seleção lusa, já depois do Campeonato do Mundo de 2014.

Portugal integra o grupo G do Mundial2014, em conjunto com a Alemanha, frente à qual se vai estrear, a 16 de junho, em Salvador, os Estados Unidos, que defrontará a 22, em Manaus, e o Gana, último adversário na primeira fase de prova, a 26, em Brasília.

+ notícias: Mundial 2014

Fernando impossibilitado de representar a Portugal

O médio luso-brasileiro Fernando, jogador do FC Porto, está impossibilitado de representar a seleção portuguesa e não poderá vestir a camisola das "quinas" no Mundial2014, anunciou hoje a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Scolari revela lista de 23 convocados do Brasil para o Mundial2014 quase sem surpresas

O selecionador brasileiro de futebol, Luiz Felipe Scolari, anunciou hoje os 23 convocados para o Mundial de 2014, que decorrerá no Brasil entre 12 de junho e 13 de julho, numa lista quase sem surpresas.

Park Chuyoung é a novidade entre os 23 convocados da Coreia do Sul

A inclusão do avançado Park Chuyoung, emprestado pelo Arsenal ao Watford, constitui a principal novidade da lista de convocados da Coreia do Sul, divulgada hoje, para o Mundo2014 de futebol, no Brasil.