Marco António Costa apela ao voto contra "doença silenciosa" da abstenção

| Política
Porto Canal / Agências

Viseu, 19 mai (Lusa) - O porta-voz do PSD, Marco António Costa, apelou hoje a uma mobilização do PSD e CDS-PP e de "todos os democratas" contra a abstenção, que qualificou de uma "doença silenciosa que mata a democracia".

"A abstenção é uma doença silenciosa que mata a democracia e nós temos que nos empenhar, todos os democratas, para chamar o máximo de portugueses a votar, e a votar naquela candidatura que tem pensamento estratégico para a Europa, que sabemos que tem os protagonistas que garantem pelo seu passado e futuro a qualidade do serviço do interesse nacional", defendeu.

Num jantar comício da Aliança Portugal, em Viseu, Marco António Costa começou por referir-se à "grande responsabilidade de todos os militantes do PSD e do CDS-PP de no dia 25 mobilizarem as pessoas que conhecem" para apoiar os candidatos da coligação.

"Tudo depende de nós, depende não só do entusiasmo que estamos a colocar nesta reta final da nossa candidatura, mas depende fundamentalmente da nossa capacidade de combater o maior adversário da democracia, que é abstenção", afirmou, já na parte final da sua intervenção.

Marco António Costa considerou que o cabeça de lista, Paulo Rangel, e o primeiro candidato do CDS-PP, Nuno Melo, "são dois ícones da qualidade do serviço no Parlamento Europeu".

"Estiveram sempre na primeira linha a defender Portugal e não apenas a denegrir Portugal, como alguns fizeram", afirmou, lembrando a proposta avançada por Rangel no lançamento da campanha oficial de atribuir às zonas de baixa densidade territorial um estatuto equivalente às zonas ultra periféricas".

"Esta proposta que é extremamente importante não teve nenhuma referência dos nossos opositores. Os nossos opositores falam, falam mas não apresentam uma única ideia em concreto para a Europa", sublinhou.Na cidade da qual foi autarca, o "número dois" da lista, Fernando Ruas, voltou a assumir-se como um futuro eurodeputado que representará "o interior" no Parlamento Europeu.

Ruas enalteceu Viseu como "a melhor cidade para viver" porque ali "nunca os socialistas meteram a mão".

"Aliás, onde metem a mão é para estragar, aqui nunca o fizeram", disse.

ACL // PGF

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Festival Política regressa a Braga com 24 atividades e sob o tema "Intervenção"

“Intervenção” é o tema da edição 2024 do Festival Política, que vai decorrer de 2 a 4 de maio, em Braga, e que contempla 24 atividades, entre cinema, performances, música, humor, exposições e conversas, foi esta terça-feira anunciado.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".