Mais de 300 concertos na época alta dos festivais de música de verão

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 24 jun (Lusa) - A época alta dos festivais de música aproxima-se, com mais de 300 concertos, sobretudo de pop, rock e com doses reforçadas de música portuguesa, apesar da crise, das quebras de consumo e de um verão que começou nublado.

Nas últimas semanas, aconteceu o festival Primavera Sound, no Porto, com 75.000 espetadores no Parque da Cidade, mas a maioria dos festivais concentra-se em julho e agosto.

Na próxima semana, de 27 a 29, acontece o Sumol Summer Fest, na Ericeira, com um concentrado de reggae, hip hop e eletrónica, como Easy Star All Stars, os irmãos Morgan Heritage e o italiano Alborosie. Os portugueses Dengaz e Orlando Santos também integram o cartaz.

Na mesma altura, nos dias 28 e 29, Loulé celebra os dez anos do festival MED, equilibrando nomes portugueses - Dead Combo, Samuel Úria, Cuca Roseta, Batida ou Miguel Araújo - e convidados estrangeiros - Oumomu Sangaré (Mali), Aline Frazão (Angola) ou Tulipa Ruiz (Brasil).

Julho concentra cinco grandes festivais, o primeiro dos quais o EDP CoolJazz, em Oeiras, a começar no dia 04.

A cumprir dez anos, o festival reparte-se pelo mês com dez artistas, quase todos repetentes em Portugal, como Diana Krall, Djavan e Jamie Cullum. A estes juntam-se Ana Moura, Luísa Sobral e, pela primeira vez em Portugal, o norte-americano John Legend.

A poucos quilómetros do CoolJazz, no Passeio Marítimo de Algés, vai estar o Optimus Alive, de 12 a 14 de julho, que apresenta o cartaz mais preenchido, com mais de 90 artistas, como Depeche Mode, Green Day, Kings of Leon, Vampire Weekend, Phoenix, Alt-J, Editors e Django Django, todos de regresso a Portugal.

Em estreia estarão, por exemplo, Jake Bugg e Of Monsters and Men, ao lado dos portugueses Dead Combo, Linda Martini, Legendary Tigerman, Capitão Fausto, Oquestrada, Blaya e Throes + The Shine.

A 18 de julho, vão arrancar três festivais: Super Bock Super Rock (SBSR, Sesimbra), Marés Vivas (Vila Nova de Gaia) e Festival Músicas do Mundo de Sines.

À beira de completar 20 anos, o SBSR ainda se debate com questões logísticas no espaço, perto da praia do Meco, mas promete um cartaz (até ao dia 20) com a presença dos Queens of the Stone Age, Arctic Monkeys, Tomahawk, Miguel e bastantes portugueses: Clã, Mazgani, Kalú, Samuel Úria, Octa Push ou Miss Lava.

O Marés Vivas, também de 18 a 20 de julho, congrega os Smashing Pumpkins, 30 Seconds to Mars, Bush ou David Guetta, Rui Veloso, Orelha Negra e Virgem Suta.

Em Sines, o Festival Músicas do Mundo (FMM) celebra 15 anos com 43 concertos, dos quais 11 de Portugal. O brasileiro Hermeto Pascoal, os malianos Rokia Traoré e Amadou & Mariam, o nigeriano Femi Kuti, Carlos Bica, Batida, Celina da Piedade e Gaiteiros de Lisboa são alguns dos presentes.

A estes cinco festivais junta-se o mais alternativo de todos, o Milhões de Festa (de 25 a 28 de julho), no Parque Fluvial de Barcelos, com Adorno, Mykki Blanco, The Partisan Seed ou Rinding Pânico.

Em agosto, sobressaem dois festivais: o Sudoeste, perto da Zambujeira do Mar, na costa alentejana, e o minhoto Paredes de Coura, junto à praia fluvial do Taboão.

O Meo Sudoeste está marcado para os dias de 07 a 11 de agosto e tem uma edição marcada por várias propostas de música eletrónica e de dança, como Pitbull, Calvin Harris e Fatboy Slim, a par de Cee Lo Green, Snoop Lion, Natiratus, Janelle Monáe, Expensive Soul e Orelha Negra.

De 13 a 17 de agosto ruma-se ao Minho para ouvir nomes mais alternativos, como The Knife, Alabama Shakes, Calexico, The Kills, Justice, Bombino e Belle & Sebastian.

Nos Açores, já é tradição acontecer o Maré de Agosto, de 22 a 25 de agosto, em Santa Maria, que este ano apresenta nomes como Oumou Sangaré, Aline Frazão, Joel Xavier e Marta Ren.

As empresas Optimus, Meo (PT), Vodafone, EDP são as principais marcas patrocinadoras e associadas aos festivais de verão.

SS // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

“Noite Milagrosa”. Como a imprensa estrangeira intitula a Revolução dos Cravos?

O aniversário dos 50 anos do 25 de abril de 1974 também ganha força na imprensa internacional.

Presidente da República condecora o Movimento das Forças Armadas com a Ordem da Liberdade

O Presidente da República condecorou na quarta-feira o Movimento das Forças Armadas (MFA), a título póstumo, com o grau de membro honorário da Ordem da Liberdade durante um jantar comemorativo do 25 de Abril.