Cinco barcos chineses chegam ao Vietname para retirar mais 4.000 nacionais

| Mundo
Porto Canal / Agências

Pequim, 19 mai (Lusa) -- Cinco barcos chineses chegaram à província vietnamita de Ha Tinh (no centro) para repatriar cerca de 4.000 cidadãos, na sequência de novas manifestações anti-China ocorridas nos últimos dias.

Segundo informou, esta manhã, a agência oficial Xinhua, um dos barcos, o Wuzhishan, já tinha atracado no porto de de Vung Ang, enquanto os outros quatro estavam em águas próximas, aguardando a ordem para atracar.

Os cinco barcos chineses regressam ainda hoje à China com os cerca de 4.000 cidadãos nacionais, que trabalham em empresas estatais do Vietname.

Os protestos tiveram origem na instalação de uma plataforma petrolífera chinesa nas ilhas Paracel, disputadas por ambos os países.

Até domingo, a China anunciou que mais de 3.000 dos seus cidadãos residentes no Vietname, incluindo 16 feridos "em estado crítico", tinham sido já retirados do país.

O gigante asiático também anunciou que, como represália aos violentos incidentes, iria suspender parte dos seus planos de intercâmbios bilaterais com o Vietname, embora não tenha especificado a área de cooperação afetada, nem a partir de quando seria implementada a medida.

As tensões entre a China e o Vietname -- dois vizinhos comunistas, mas históricos rivais -- agudizaram-se depois de Pequim ter anunciado a instalação de uma plataforma petrolífera em águas territoriais de ilhas disputadas por ambos, com milhares de vietnamitas a saírem para as ruas protagonizando protestos em massa nas principais cidades do país.

Na semana passada, Pequim moveu uma sonda de perfuração de águas profundas, pela primeira vez, perto da ilha de Paracel, num gesto contestado por Hanói e qualificado de "ilegal".

A escalada da tensão levou mesmo a ONU a pedir moderação aos dois países.

A China e o Vietname mantêm uma antiga disputa territorial no Mar do Sul da China por causa da soberania das ilhas Paracel e Spratly, alegadamente ricas em petróleo.

FV (DM) // FV.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.