Economia da Tailândia contrai ligeiramente no primeiro trimestre

| Mundo
Porto Canal / Agências

Banguecoque, 19 mai (Lusa) -- A economia tailandesa contraiu-se 0,6% no primeiro trimestre, pela primeira vez desde as históricas inundações de 2011, indicam dados estatísticos divulgados hoje.

O desempenho da economia reflete uma crise política que ganhou intensidade desde o final do ano passado, abalando a confiança dos consumidores e afastando os turistas, escreve a agência AFP.

A anterior contração remonta ao quarto trimestre de 2011 (-9%), quando a Tailândia tinha sido atingida por fortes inundações que perturbaram gravemente a sua economia.

No último trimestre de 2013, o crescimento tinha já desacelerado, fixando-se em mais 0,6% em relação ao período homólogo de 2012.

Seis meses depois do início das manifestações contra o Governo, a nova crise política traduz-se em pelo menos 28 mortos.

A agência nacional de estatísticas da Tailândia indicou, por outro lado, ter revisto novamente em baixa as previsões de crescimento para este ano, estimando o aumento do PIB entre 1,5% e 2,5%, contra os 3% ou 4% inicialmente previstos.

O turismo foi um dos setores que mais se ressentiu da crise, em particular desde que vários governos advertiram os seus nacionais para os perigos de viajar para a Tailândia.

O número de turistas estrangeiros estimados para 2014 foi revisto em baixa, para 27 milhões, contra os 27,5 inicialmente previstos.

FV // FV.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.