Empate entre ABC e FC Porto adia título nacional de andebol para última jornada

Empate entre ABC e FC Porto adia título nacional de andebol para última jornada
| FC Porto
Porto Canal com imagem de fcporto.pt

O ABC de Braga/Uminho e o FC Porto empataram hoje 25-25, em jogo da nona e penúltima jornada da fase final do campeonato nacional de andebol, adiando a questão do título para a última jornada.

O FC Porto precisava de uma vitória para carimbar o título, mas a decisão ficou adiada para a última jornada, onde receberá o Benfica, que hoje perdeu em casa com o Sporting, o segundo classificado.

Num jogo bem disputado, o equilíbrio foi a nota dominante, como o demonstra o facto do máximo de vantagem no marcador, para ambas as equipas, ter sido de dois golos.

A cerca de 15 segundos do fim, o academista Nuno Rebelo teve na mão esquerda a vitória, mas o remate saiu ao lado.

Na primeira parte, a "sociedade" Gilberto Duarte/Tiago Rocha fez a diferença ao apontar 10 dos 12 golos dos portistas (seis/quatro), o último dos quais a dois segundos do apito para o intervalo.

Uma recuperação de bola ainda deu o empate aos bracarenses, mas, sob o apito, um grande golo de Gilberto Duarte fez o FC Porto seguir para o balneário em vantagem (12-11).

A segunda parte começou na mesma toada, com as defesas mais agressivas a sobreporem-se aos ataques e os guarda-redes, sobretudo Humberto Gomes, a destacarem-se.

Aos 45 minutos, Tomás Albuquerque entrou pela primeira vez na partida e logo para colocar o ABC na frente na conversão sem mácula de um livre de sete metros.

O FC Porto rematou ao poste no ataque seguinte e Diogo Branquinho deu dois golos de vantagem ao ABC (22-20), mas dois erros dos minhotos, um na defesa, outro no ataque, permitiram o empate dos portistas.

Com a emoção ao rubro, Humberto Gomes parou um remate de Tiago Rocha a um minuto do fim, golo que daria vantagem aos portistas, e a 13 segundos do fim Nuno Rebelo rematou ao lado.

Mais inconformado com o resultado, Carlos Resende considerou que o FC Porto "conquistou um ponto", enquanto Ljubomir Obradovic defendeu que "não perder é sempre um bom resultado" e apontou agulhas para o jogo com o Benfica, na última jornada.

Jogo no Pavilhão Flávio Sá Leite, em Braga.

ABC Braga/UMinho - FC Porto 25-25.

Ao intervalo: 11-12.

Marcha do marcador: 2-2 (cinco minutos), 3-3 (10 minutos), 4-6 (15 minutos), 7-7 (20 minutos), 10-10 (25 minutos), 11-12 (30 minutos), 14-15 (35 minutos), 17-17, (40 minutos), 19-19 (45 minutos), 21-20 (50 minutos), 24-24 (55 minutos), 25-25 (final).

Sob a arbitragem da dupla formada por Daniel Martins e Roberto Martins, as equipas alinharam e marcaram:

- ABC Braga/UMinho: Humberto Gomes (GR), Hugo Rocha (3), Pedro Seabra (5), Carlos Siqueira (4), Diogo Branquinho (2), David Tavares, Ricardo Pesqueira (2), Nuno Grilo (5), Nuno Rebelo (1), João Pinto (1), Tomás Albuquerque (2).

Treinador: Carlos Resende.

- FC Porto: Hugo Laurentino (GR), Gilberto Duarte (8), João Ferraz (1), Tiago Rocha (5), Ricardo Moreira, Wilson Davyes (3), Mick Schubert, Pedro Spínola (5), Alexis Borges, Hugo Santos, Hugo Rosário, Miguel Sarmento (3).

Treinador: Ljbomir Obradovic.

Assistência: cerca de 1.000 espetadores.

+ notícias: FC Porto

FC Porto sofre derrota frente ao THW Kiel na Liga dos Campeões de andebol

O FC Porto perdeu hoje em casa com os alemães do THW Kiel, por 31-27, na terceira jornada do Grupo B da Liga dos Campeões de andebol, competição em que a equipa portuguesa soma três derrotas.

Ghilas de regresso aos treinos do FC Porto após integrar seleção da Argélia

O regresso de Ghilas, que esteve ao serviço da seleção de futebol da Argélia, e as chamadas de Mikel, Pedro Moreira e Caballero, da equipa B, foram as notas do treino de hoje do FC Porto, no Olival.

Josué e Varela de regresso aos treinos do FC Porto

Os regressos de Josué e Varela, titulares no triunfo de Portugal sobre o Luxemburgo (3-0), constituiram hoje as novidades do treino do FC Porto, que prepara o jogo com o Trofense, da Taça de Portugal em futebol.