Porto de Leixões aguarda há mais de um ano por recomposição da administração

| Norte
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 24 jun (Lusa) - O Conselho de Administração dos portos do Douro e Leixões está há mais de um ano a funcionar com apenas dois elementos, que admitem a necessidade de aquele órgão ser rapidamente recomposto.

"Quando é que isso vai ser feito? Pergunta bem. Desejamos que seja rápido", afirmou à agência Lusa Amadeu Rocha, um dos dois atuais responsáveis pela Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL).

"É quando o acionista [Estado] entender. Não posso acrescentar mais nada sobre isto", disse ainda o administrador.

Uma auditoria do Tribunal de Contas (TdC) à gestão da Administração do Porto de Viana do Castelo (APVC) - empresa detida a 100% pela APDL -, revelada em maio pela agência Lusa, recomendava ao Governo, enquanto entidade tutelar daquelas duas empresas, a necessidade de nomear um novo Conselho de Administração, que é comum a ambas.

"Visto o atual órgão executivo ter terminado o seu mandato em abril de 2011 e estar, desde junho de 2012, a funcionar com dois elementos e não três, como determinam os estatutos", lê-se no documento do TdC.

Desde a renúncia ao cargo do presidente do órgão executivo, com efeitos a 30 de maio de 2012, que o Conselho de Administração das duas empresas funciona "apenas com dois elementos, em desrespeito por aquele [estatutos] normativo legal", escreve ainda o TdC.

Em abril do ano passado, o então presidente da APDL, João Matos Fernandes, anunciou a sua renúncia ao cargo, dizendo lamentar "profundamente" a "ausência de decisões nas restantes empresas do setor".

"A ambição de Leixões não é compatível com a indefinição de mandatos e a minha saída, voluntária, tem como objetivo garantir a nomeação de um novo Conselho de Administração a 21 de maio", afirmou o gestor na ocasião.

Contudo, o Conselho de Administração da APDL e a da APVC permaneceu com apenas dois elementos, que mantiveram as mesmas funções, casos de Emílio Brogueira Dias - que assumiu provisoriamente a presidência - e Amadeu Rocha.

PYJ // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã. 

Prepare o guarda-chuva. Depois de dias de “verão” a Norte, chuva regressa nos próximos dias

Depois de duas semanas com temperaturas a relembrar o verão, a chuva está de regresso ao Norte do país nos próximos dias, prolongando-se até ao final da próxima semana, entre 26 de abril a 3 de maio.

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.